Campo Grande (MS), Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2025

Política / Justiça

Hugo Motta notifica Eduardo Bolsonaro sobre processo que pode levar à perda do mandato por faltas

Deputado está nos Estados Unidos desde março e não comparece às sessões desde o fim da licença; defesa alega perseguição política

10/12/2025

19:15

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), notificou oficialmente o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) sobre o processo administrativo que pode resultar em perda de mandato por excesso de faltas. A notificação foi expedida na terça-feira (9).

Eduardo Bolsonaro está morando nos Estados Unidos desde março deste ano, quando pediu licença de 120 dias sob a justificativa de perseguição política. A licença expirou em 20 de julho, mas o parlamentar não voltou a comparecer às sessões deliberativas.

A Câmara baseia o processo no artigo 55, parágrafo 3º da Constituição Federal, que prevê a cassação do mandato quando o deputado falta a um terço das sessões sem justificativa adequada.

O documento assinado por Hugo Motta estabelece que Eduardo Bolsonaro tem cinco dias úteis para apresentar defesa por escrito.

A defesa do deputado

Em vídeo publicado no Instagram, Eduardo Bolsonaro classificou o processo como uma ameaça ao resultado das urnas, afirmando que sua cassação desrespeitaria os mais de 700 mil votos que recebeu.

Disse ainda que só não retornou ao Brasil porque, segundo ele, encontra-se impedido:

Isso seria o bloqueio total do fim que me resta das minhas atividades parlamentares, especialmente na diplomacia legislativa”, declarou.

O parlamentar também acusou o ministro do STF Flávio Dino de bloquear emendas de sua autoria, mesmo ele ainda detendo mandato ativo.

Situação judicial

Eduardo Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal pelo crime de coação. Em setembro, a PGR o denunciou por atuar junto a autoridades dos Estados Unidos para tentar influenciar o julgamento que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro pela tentativa de golpe de Estado.

A denúncia integra o conjunto de investigações que cercam a atuação de aliados próximos do ex-presidente na articulação internacional em defesa da tese de fraude eleitoral no Brasil.

Próximos passos

Após a apresentação da defesa, a Mesa Diretora da Câmara deve avaliar o caso. Se confirmada a quebra de decoro por faltas injustificadas, o processo poderá seguir para votação em plenário.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: