Campo Grande (MS), Domingo, 24 de Agosto de 2025

Política

Bolsonaristas tentam impulsionar atos com sanções de Trump a Moraes, mas temem esvaziamento

Com slogan “Reaja, Brasil”, manifestações ocorrem neste domingo em diversas cidades, sem presença de Bolsonaro ou Michelle na Paulista

03/08/2025

07:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentam aproveitar a repercussão das sanções impostas pelo governo Trump ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para impulsionar as manifestações deste domingo (3), convocadas sob o slogan "Reaja, Brasil".

A expectativa dos organizadores é transformar as sanções em novo combustível para a militância, após meses de perda de mobilização nas ruas. Apesar disso, há temor de esvaziamento dos atos por diversos fatores — entre eles, a ausência do próprio Bolsonaro, que usa tornozeleira eletrônica e está proibido de sair de casa nos fins de semana por decisão do STF.

Manifestações descentralizadas e cenário de desgaste

Diferente da estratégia adotada desde o retorno de Bolsonaro ao país, os atos foram organizados simultaneamente em várias cidades, com o objetivo de permitir protagonismo a parlamentares em seus redutos eleitorais.

Porém, sem o ex-presidente nos palanques — impedido inclusive de gravar vídeos — e sem lideranças de peso na Avenida Paulista, como Michelle Bolsonaro (em agenda no Pará) e Tarcísio de Freitas, que alegou compromissos médicos, cresce o receio de baixa adesão.

Nos bastidores, bolsonaristas reconhecem um cansaço da base, que tem demonstrado menor disposição para atos de rua. Mesmo assim, nomes como o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), confirmaram presença no carro de som da Paulista, organizado pelo pastor Silas Malafaia.

“Missão cumprida” e críticas a Alcolumbre e Hugo Motta

A sanção financeira a Moraes pelos EUA, com base na Lei Magnitsky, é considerada por bolsonaristas como uma das maiores vitórias simbólicas do grupo em 2025. O deputado Eduardo Bolsonaro, que articulou a medida junto ao governo Trump, disse sentir “missão cumprida” após o anúncio.

Eduardo está licenciado do cargo de deputado federal desde março, diante do risco de ter o passaporte apreendido pelo STF. Ele permanece nos EUA e afirmou que só retornará ao Brasil se Alexandre de Moraes for afastado.

Mesmo proibido de se comunicar com o pai, Eduardo convocou os apoiadores a participarem dos protestos como forma de aumentar a pressão política:

“Não estamos numa corrida de 100 metros. Estamos numa maratona”, afirmou Nikolas em vídeo de convocação.

Os atos terão também como pauta central a “anistia ampla, geral e irrestrita” aos envolvidos no 8 de janeiro e o impeachment de Moraes, embora ambas sejam consideradas inviáveis no Congresso.

Além disso, as críticas devem se voltar contra os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), apontados como obstáculos à tramitação das pautas do bolsonarismo.

Trump, tarifa e narrativa

A tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, anunciada inicialmente por Donald Trump, havia causado incômodo na base bolsonarista. No entanto, a exclusão de mais de 700 produtos da lista e a sanção contra Moraes mudaram o clima.

Agora, os aliados de Bolsonaro tentam culpar o presidente Lula pelas tarifas, repetindo gritos de “Fora, Lula” nos atos.

Para o bolsonarismo, a escalada internacional com o governo Trump é vista como a principal frente de reação política possível enquanto Bolsonaro enfrenta julgamento no STF por tentativa de golpe, previsto para o mês que vem.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: