Campo Grande (MS), Quinta-feira, 29 de Janeiro de 2026

Política Internacional

Lula classifica ataque dos EUA à Venezuela como “inaceitável” e pede reação da ONU

Presidente brasileiro condena bombardeios, critica captura de Nicolás Maduro e alerta para risco à paz internacional

03/01/2026

09:20

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou neste sábado (3/1) sobre os ataques dos Estados Unidos à Venezuela e a captura do presidente Nicolás Maduro, classificando a ação como “inaceitável” e uma grave afronta à soberania venezuelana.

“Os bombardeios em território venezuelano e a captura do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável. Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional”, afirmou Lula.

Segundo o presidente brasileiro, o uso da força em violação ao direito internacional amplia riscos de violência, caos e instabilidade, enfraquecendo o multilateralismo.

“Atacar países, em flagrante violação do direito internacional, é o primeiro passo para um mundo onde a lei do mais forte prevalece”, acrescentou.

Condenação e apelo diplomático

Lula ressaltou que a posição do Brasil é coerente com condenações recentes ao uso da força em outras regiões e afirmou que a ofensiva remete a períodos de interferência externa na América Latina e no Caribe, colocando em risco a região como zona de paz.

O presidente brasileiro pediu uma resposta vigorosa da comunidade internacional, por meio da Organização das Nações Unidas, e reiterou que o Brasil permanece à disposição para promover o diálogo e a cooperação.

Confirmação americana e contexto

O presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou em publicação na rede Truth Social que forças americanas realizaram ataques em larga escala e que Maduro e a esposa, Cilia Flores, teriam sido capturados e retirados do país. Trump afirmou que a operação foi conduzida em conjunto com forças de segurança americanas e anunciou coletiva de imprensa às 13h (horário de Brasília).

As ações ocorreram após explosões em Caracas, e a Embaixada dos EUA em Bogotá emitiu alerta para que cidadãos americanos não viajem à Venezuela e evitem fronteiras com Colômbia, Brasil e Guiana.

Reação venezuelana

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou que o governo desconhece o paradeiro de Maduro e exigiu prova de vida imediata do presidente e da primeira-dama. Caracas declarou Estado de Comoção Exterior após os ataques à capital.

Escalada de tensões

Desde o início da ofensiva americana — apresentada por Washington como parte do combate ao tráfico internacional de drogas — as tensões se intensificaram. Maduro é apontado pelos EUA como líder do “Cartel de los Soles”, grupo classificado recentemente como organização terrorista internacional.

Nota editorial: Apesar das declarações de autoridades americanas, não há confirmação independente sobre o paradeiro de Maduro. O caso segue em desenvolvimento e será atualizado conforme novas verificações oficiais.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: