Campo Grande (MS), Terça-feira, 16 de Dezembro de 2025

Política / Senado Federal

CCJ do Senado avalia limitar redução de pena aos atos de 8 de janeiro

Emenda do senador Otto Alencar tenta restringir efeitos do PL da Dosimetria e reacende debate sobre impacto para Jair Bolsonaro

15/12/2025

20:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado avalia uma alternativa para restringir os efeitos do Projeto de Lei da Dosimetria apenas aos crimes relacionados diretamente aos atos de 8 de janeiro de 2023, em meio às críticas de que o texto aprovado pela Câmara dos Deputados pode beneficiar condenados por outros tipos de crime.

A proposta parte do presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), que já se posicionou publicamente contra a anistia e afirmou que, na forma atual, o projeto não deve avançar no Senado. A CCJ pode votar a matéria nesta quarta-feira (17).

O que muda com a emenda

A emenda sugerida por Otto Alencar busca limitar a aplicação das novas regras de dosimetria penal a:

“Crimes praticados no contexto dos eventos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, relacionados aos atos de invasão, depredação ou dano a bens públicos ou privados”.

Segundo o senador, o texto aprovado pela Câmara permite uma aplicação genérica da redução de penas, alcançando crimes alheios ao contexto golpista, como:

  • crimes de corrupção;

  • crimes ambientais;

  • crimes cometidos com violência ou grave ameaça;

  • crimes de natureza sexual.

Impacto sobre Jair Bolsonaro

Técnicos legislativos ouvidos por veículos nacionais avaliam que a emenda poderia reduzir o alcance do benefício ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado por liderar a trama golpista. No entanto, especialistas em direito penal divergem quanto à eficácia prática da medida.

  • Davi Tangerino, professor da UERJ, avalia que a intenção é clara, mas alerta para risco jurídico:

    “Existe uma chance razoável de alguém interpretar que se trata de norma penal mais benéfica e estendê-la a outras situações”.

  • Aury Lopes Jr., professor licenciado da PUC-RS, afirma que a redação ainda pode beneficiar envolvidos antes ou depois dos atos:

    “Não me parece excluir o Jair Bolsonaro”.

  • Gustavo Badaró, professor da USP, entende que a exclusão é difícil:

    “A própria denúncia diz que Bolsonaro e aliados formam o núcleo crucial do 8 de Janeiro”.

Tramitação e resistência política

O relator no Senado, Esperidião Amin (PP-SC), deve apresentar seu parecer na quarta-feira. Caso aprovado na CCJ, o texto pode seguir para votação em plenário no mesmo dia.

Entretanto, setores governistas contrários ao projeto articulam pedido de vista, o que pode adiar a deliberação para 2026, já que o recesso legislativo começa na prática na sexta-feira (19).

Otto Alencar também foi apontado como o principal responsável por barrar a tentativa do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), de levar o projeto diretamente ao plenário, sem análise da CCJ.

Diferença prática das penas

  • Com o texto aprovado pela Câmara:
    Bolsonaro poderia cumprir entre 2 anos e 4 meses e 4 anos e 2 meses em regime fechado.

  • Com as regras atuais:
    A estimativa é de 6 anos e 10 meses a pouco mais de 8 anos em regime fechado.

A condenação total do ex-presidente é de 27 anos e 3 meses.

Contexto

O PL da Dosimetria foi aprovado pela Câmara na semana passada e trata da progressão de regime e da soma de penas nos crimes contra o Estado Democrático de Direito. A proposta tem sido alvo de manifestações populares e críticas no Senado, especialmente pelo risco de efeitos amplos não restritos aos atos golpistas.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: