Campo Grande (MS), Quinta-feira, 04 de Setembro de 2025

Política / Justiça

Senado aprova projeto que reduz prazo de inelegibilidade da Lei da Ficha Limpa

Novo texto fixa limite de 8 anos para punições, com exceção de crimes graves; proposta segue para sanção presidencial

03/09/2025

11:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (2), por 50 votos a 24, o Projeto de Lei Complementar 192/2023, que altera a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 134/2010) e reduz os prazos de inelegibilidade de políticos condenados. A proposta, de autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ), filha do ex-deputado cassado Eduardo Cunha, segue agora para a sanção presidencial.

O que muda com o projeto

  • O prazo máximo de inelegibilidade passa a ser de 8 anos, contados a partir da:

    • decisão que decretar a perda do mandato;

    • eleição em que houve prática abusiva;

    • condenação por órgão colegiado; ou

    • renúncia ao cargo eletivo.

  • Em caso de múltiplas condenações, o tempo pode chegar a 12 anos, mas fica vedada a aplicação de mais de uma pena de inelegibilidade para fatos relacionados.

Na prática, a mudança antecipa a contagem do tempo da pena e pode reduzir o período de afastamento da vida política.

Como é hoje

  • Para delitos eleitorais de menor gravidade e improbidade administrativa, a inelegibilidade dura todo o mandato e mais 8 anos após o fim dele, podendo ultrapassar 15 anos.

  • Nos crimes mais graves, como corrupção, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, racismo, tortura, terrorismo, crimes contra a vida e crimes sexuais, continua valendo a regra atual: o prazo de 8 anos só começa a contar após o cumprimento da pena.

Argumentos a favor

O relator do projeto, senador Weverton (PDT-MA), disse que a alteração evita punições excessivas:

“Não é razoável permitir que a inelegibilidade seja ad eternum. A manutenção da regra para crimes graves preserva o espírito da Lei da Ficha Limpa.”

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), também defendeu a aprovação:

“A inelegibilidade não pode ser eterna. Está no texto da lei: 8 anos. Não pode ser nove nem vinte.”

Críticas

Senadores contrários ao projeto afirmam que a mudança enfraquece a Lei da Ficha Limpa e reduz seu alcance.

“O espírito da lei é que quem foi punido fique fora de duas eleições. Com a alteração aprovada, ninguém, por crime eleitoral, ficará mais por duas eleições fora do pleito. Isso é uma anomalia”, criticou o senador Marcelo Castro (MDB-PI).

Próximos passos

O texto aprovado segue para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Se confirmada, a mudança terá efeito retroativo, alcançando casos de inelegibilidade já definidos, e não apenas futuras condenações.

 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: