Campo Grande (MS), Quinta-feira, 21 de Agosto de 2025

Política / Justiça

Eduardo Bolsonaro provoca Moraes antes da prisão do pai: “Parece uma moça berrando”

Deputado atacou o ministro em vídeo no YouTube; horas depois, STF decretou prisão domiciliar de Jair Bolsonaro

04/08/2025

18:15

DA REDAÇÃO

©REPRODUÇÃO

Horas antes de o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) publicou um vídeo atacando duramente o magistrado e ironizando suas declarações públicas.

A gravação foi divulgada no YouTube no fim de semana e se refere ao discurso proferido por Moraes na sexta-feira (1º/8), na reabertura do ano judiciário. Na ocasião, o ministro afirmou que uma organização criminosa atua “de forma covarde e traiçoeira para submeter o STF ao crivo de um Estado estrangeiro”, em referência às sanções impostas pelos EUA a ministros do Supremo e ao tarifaço comercial de 50%.

Eduardo respondeu:

“Primeiro que é mentira, Xandão. Ninguém está fazendo nada traiçoeiro. A gente está botando a cara a tapa, dizendo que seus crimes estão sendo expostos.”

Em tom provocativo, o deputado acrescentou:

“Covardia é o que você faz, Alexandre de Moraes. Você está parecendo uma moça berrando, uma criancinha chorando pelo pirulito. Está com raivinha porque tomou a Lei Magnitsky.”

Escalada de tensão e medidas contra Bolsonaro

Na manhã desta segunda-feira (4/8), Moraes determinou a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro por considerar que o ex-presidente violou novamente as medidas cautelares, ao participar virtualmente de um ato público em Copacabana. O vídeo da manifestação, publicado por Carlos e Flávio Bolsonaro, também foi considerado uma infração direta à decisão judicial que proibia o uso das redes sociais — inclusive de terceiros.

Segundo Moraes, as ações representam tentativas deliberadas de burlar decisões do Supremo e instigar a coação institucional, o que justifica o endurecimento das sanções.

O ministro já havia advertido Bolsonaro anteriormente, em julho, após o ex-presidente discursar na Câmara dos Deputados. Naquela ocasião, a infração foi tratada como "pontual". Desta vez, com a reincidência, Moraes aplicou:

  • Prisão domiciliar em tempo integral

  • Proibição de visitas (exceto familiares próximos e advogados)

  • Recolhimento de celulares da residência

  • Monitoramento com tornozeleira eletrônica

  • Proibição de contato com autoridades estrangeiras

Acusações de tentativa de golpe

Jair Bolsonaro é acusado de liderar uma trama golpista após a derrota nas eleições de 2022. O processo investiga articulações com militares, diplomatas e parlamentares aliados. A imposição de cautelares veio após Eduardo Bolsonaro se mudar para os EUA e iniciar diálogos com parlamentares republicanos, em movimentos que resultaram na inclusão de Alexandre de Moraes na lista da Lei Magnitsky — uma sanção usada pelos EUA contra autoridades acusadas de violar direitos humanos.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: