Campo Grande (MS), Quarta-feira, 20 de Agosto de 2025

Política / Justiça

Barroso defende Moraes e afirma que STF evitou grave erosão democrática

Presidente do Supremo diz que processos seguem devido processo legal e reforça apoio ao colega sancionado pelos EUA

01/08/2025

10:00

DA REDAÇÃO

©ARQUIVO

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, fez nesta sexta-feira (1º) um discurso em defesa das instituições democráticas e destacou a atuação do ministro Alexandre de Moraes, alvo de sanções do governo dos Estados Unidos com base na Lei Global Magnitsky.

Durante a cerimônia de abertura do semestre Judiciário, após o recesso, Barroso disse que o Brasil conseguiu evitar “uma grave erosão democrática”, ressaltando o papel do Judiciário ao lado da sociedade civil, da imprensa e de parte da classe política.

“Nós somos um dos poucos casos no mundo em que um tribunal, ao lado da sociedade civil, da imprensa e de parte da classe política, conseguiu evitar uma grave erosão democrática. Sem nenhum abalo às instituições”, afirmou.

Reconhecimento a Moraes

Barroso fez menção direta ao trabalho de Moraes como relator das ações penais contra acusados de tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023.

“Com inexcedível empenho, bravura e custos pessoais elevados, conduziu ele as apurações e os processos relacionados aos fatos acima descritos. Nem todos compreendem os riscos que o país correu e a importância de uma atuação firme e rigorosa, mas sempre dentro do devido processo legal.”

Ele destacou que as denúncias da Procuradoria-Geral da República (PGR) foram fundamentadas em indícios de crime e provas materiais, como vídeos, áudios e documentos.

Contexto histórico

O presidente do STF relembrou episódios recentes de instabilidade democrática, como:

  • tentativas de descredibilizar o sistema eleitoral,

  • relatórios manipulados das Forças Armadas,

  • ameaças a ministros do Supremo,

  • e acampamentos em quartéis, que culminaram nos ataques de janeiro de 2023.

Barroso reforçou que todos os réus serão julgados com independência e imparcialidade:

“Todos os réus serão julgados com base nas provas produzidas. Sem qualquer tipo de interferência, venha de onde vier.”

Sanções dos EUA contra Moraes

No início da semana, o governo Donald Trump anunciou sanções contra Moraes, que se tornou o primeiro ministro de Suprema Corte no mundo a ser enquadrado pela Lei Magnitsky, criada para punir envolvidos em abusos de direitos humanos e corrupção.

As medidas incluem:

  • bloqueio de bens nos Estados Unidos,

  • proibição de entrada no país,

  • e restrição a transações financeiras com cidadãos e empresas americanas.

A decisão gerou forte reação no Brasil:

  • O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota de repúdio e se reuniu com ministros do STF para alinhar a defesa da Corte;

  • O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, classificou a medida como ingerência nos assuntos internos;

  • E políticos como Rodrigo Pacheco (PSD-MG) também manifestaram solidariedade a Moraes.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: