Prefeitura prossegue com as fiscalizações nos estabelecimentos da Rua Paranaguá
Fazenda vistoriou 15 estabelecimentos, resultando em autos de notificação, interdições parciais e orientações; Vigilância vistoriou 12 locais e expediu intimações, infração e orientações sanitárias
14/10/2021
11:00
Dayane Albuquerque
©DIVULGA??O
No final da tarde e noite da última quarta-feira (13), a Prefeitura de Londrina realizou mais uma ação conjunta de Fiscalizações Administrativas em bares e restaurantes da Rua Paranaguá, no centro da cidade, a fim de evitar aglomerações e o descumprimento das medidas sanitárias de prevenção à pandemia da Covid-19.
O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, que está coordenado as ações, destacou que o resultado do trabalho de fiscalização na Rua Paranaguá tem sido muito satisfatório. “Tivemos um retorno muito positivo dos moradores, pois a rua já está tendo uma nova realidade, com a conscientização das pessoas. Por outro lado, os estabelecimentos também estão sendo beneficiados, pois os consumidores poderão frequentar estes locais em um ambiente com mais segurança e respeito às leis, seguindo as medidas sanitárias de distanciamento e de higiene, como disponibilização de álcool em gel e uso obrigatório de máscaras de proteção pelos clientes e colaboradores, pois a pandemia ainda não acabou”, apontou.
O secretário informou, ainda, que a ação vai continuar neste final de semana, com a Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu). “Vamos prosseguir com estas ações, até que possamos pacificar a Rua Paranaguá e compartilhar o direito do lazer das pessoas com o direito do cidadão de morar em um ambiente saudável, onde ele possa ter segurança e sossego”, frisou.
A Aifu terá a participação da Guarda Municipal, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), secretarias municipais e possíveis órgãos parceiros que foram convidados para fortalecer a atuação, incluindo a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outros.
Fazenda – A Secretaria Municipal de Fazenda, por meio da Gerência Operacional de Fiscalização, vistoriou 15 estabelecimentos na Rua Paranaguá que resultaram em quatro Autos de Notificações, para regularização do Alvará de Localização e Funcionamento; duas Interdições Parciais, ou seja, da atividade irregular relacionada a bar/restaurante, sem alvará para execução de música ao vivo e/ou mecânica (entretenimento). Os outros nove estabelecimentos estavam executando suas atividades de acordo com os seus alvarás, onde foram feitas diversas orientações.
Segundo a Secretaria de Fazenda, em todas as vistorias foram ministradas orientações para que estes locais mantenham as medidas profiláticas vigentes de combate e enfrentamento à Covid-19. A atividade terá prosseguimento na próxima sexta-feira (15).
Vigilância Sanitária – A equipe da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde, também participou das fiscalizações em 12 estabelecimentos, que resultaram em:
– Seis Intimações para adequação dos estabelecimentos, em locais que já haviam passado por inspeções anteriores, mas que ainda têm alguns itens que precisam ser adequados e em novos bares/restaurantes que ainda não tinham sido vistoriados. Neste caso, a Vigilância observou os itens que estavam faltando e solicitou a resolução aos estabelecimentos, em prazo imediato.
– Cinco Orientações Sanitárias, em estabelecimentos que já passaram por processo administrativo junto à Vigilância e têm pendência em algum item, sem agravantes e de baixo risco.
– Uma Infração Sanitária, de um local que estava em condições higiênicas insatisfatórias, incluindo o banheiro, depósito e cozinha, com alimentos expostos à contaminação e acondicionados de maneira irregular. Além disso, o estabelecimento ainda não possui Licenciamento Sanitário, necessário para o seu funcionamento. A infração é um procedimento administrativo, pelo qual o estabelecimento concorrerá às penalidades de advertência, multa ou interdição, caso não resolva a situação em até 15 dias.
A fiscalização da Vigilância Sanitária também vai prosseguir na sexta-feira (15), a fim de inspecionar outros estabelecimentos, a partir das 17h.
Guarda Municipal – A Guarda Municipal de Londrina prossegue realizando Barreira Sanitária e blitz na rua Paranaguá, também com o objetivo de evitar aglomerações, entre outros descumprimentos dos decretos de combate à pandemia. Na noite de quarta-feira (13), entre às 19h e 23h, as equipes da GM lavraram 15 autos de infração de trânsito e removeram três veículos para o pátio por estarem trafegando com irregularidades na documentação.
O trabalho integrado na Rua Paranaguá também contou com a participação da CMTU e da Secretaria Municipal do Ambiente. O município segue firme no combate aos descumprimentos das medidas profiláticas de prevenção à Covid-19 e conta com apoio da população. Denúncias podem ser feitas para a central 153 da Guarda Municipal.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PF indicia Jair e Eduardo Bolsonaro em ação penal do golpe
Leia Mais
Moraes manda cancelar passaporte de Silas Malafaia e o impede de falar com Jair e Eduardo Bolsonaro
Leia Mais
PF encontra mensagens de Jair Bolsonaro planejando pedido de asilo político na Argentina
Leia Mais
PF faz buscas contra Silas Malafaia no Galeão em investigação sobre tentativa de obstrução de Justiça
Municípios