Política / Economia
Tarcísio defende dar “vitória” a Trump para destravar tarifaço sobre produtos brasileiros
Governador de São Paulo sugere gestos como cortar compras de diesel russo e ampliar investimentos nos EUA para reduzir sobretaxas
19/08/2025
07:15
DA REDAÇÃO
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), defendeu que o Brasil deveria conceder “alguma vitória” ao presidente norte-americano Donald Trump como estratégia para destravar as negociações sobre o tarifaço de 50% imposto a produtos brasileiros.
Em palestra a investidores, realizada nesta segunda-feira (18) em um hotel da zona sul da capital paulista, Tarcísio afirmou que o republicano busca gestos simbólicos em sua diplomacia e que o Brasil poderia se beneficiar de um acordo pragmático.
“É um presidente que gosta de colecionar vitórias. Então, por que não entregar alguma vitória para ele? Por que não fazer algum gesto?”, questionou.
Entre as alternativas levantadas pelo governador, estão:
Cortar a importação de diesel russo, mantendo apenas a compra de fertilizantes, considerados essenciais.
Reforçar investimentos de empresas brasileiras nos Estados Unidos, destacando companhias que já atuam no mercado norte-americano.
Segundo Tarcísio, esses movimentos poderiam abrir espaço para a retirada das sobretaxas e recuperar setores como máquinas e equipamentos, café, pneus, proteína animal e pescado, todos impactados diretamente pelas medidas de Trump.
O governador paulista voltou a criticar a forma como a crise vem sendo conduzida e cobrou maior protagonismo diplomático do governo Lula (PT). Ele lembrou que, desde a semana passada, vem alertando para a ausência de canais de negociação entre Brasília e Washington.
Tarcísio também rebateu críticas recebidas quando o tarifaço foi anunciado, de que não teria atuado para proteger os interesses de São Paulo – estado que tem os EUA como principal mercado exportador. Após inicialmente adotar postura alinhada a Jair Bolsonaro (PL), padrinho político e hoje inelegível, passou a criticar a medida de Trump.
Em março, logo após a posse de Trump, Tarcísio publicou um vídeo usando o boné da campanha republicana “Make America Great Again”.
O tarifaço foi anunciado após críticas de Trump ao julgamento de Jair Bolsonaro no STF, acusado de tramar um golpe de Estado.
Apesar disso, Tarcísio não mencionou a pressão de Trump contra o Judiciário brasileiro em seu discurso.
Para mitigar os efeitos imediatos da sobretaxa, o governo paulista liberou R$ 1,5 bilhão em créditos tributários às empresas afetadas. O governador, porém, admitiu que a medida é temporária:
“A gente sabe que isso é paliativo. Isso garante o conforto financeiro neste momento, mas nada disso é suficiente. O que é suficiente é sentar à mesa”, declarou.
Embora afirme trabalhar para se reeleger governador em 2026, Tarcísio é visto como principal nome do bolsonarismo para a disputa presidencial, já que Bolsonaro está fora da corrida por decisão do TSE, que o condenou por abuso de poder político e econômico.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Trump promete usar “toda a força” contra Maduro e envia navios de guerra para a costa da Venezuela
Leia Mais
Ex-assessor de Bolsonaro seguirá preso por decisão de Alexandre de Moraes no STF
Leia Mais
Câmara aprova urgência do PL da Adultização em meio a protestos da oposição
Leia Mais
Flávio Dino esclarece decisão sobre medidas estrangeiras e manda recado aos EUA
Municípios