Campo Grande (MS), Quarta-feira, 20 de Agosto de 2025

Política / Justiça

Nunes Marques desempata e STF anula condenações de Antonio Palocci na Lava Jato

Decisão beneficia ex-ministro de Lula e Dilma; maioria apontou “conluio” entre Moro e procuradores

15/08/2025

20:45

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), acompanhou o relator Dias Toffoli e formou maioria para anular todas as provas e processos contra o ex-ministro Antonio Palocci na Operação Lava Jato. O julgamento foi realizado na Segunda Turma e terminou em 3 a 2 a favor de Palocci.

Como votaram os ministros

  • A favor da anulação: Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Kassio Nunes Marques.

  • Contra a anulação: Edson Fachin e André Mendonça.

Com o voto de desempate, Nunes Marques pôs fim a uma disputa que se arrastava desde abril, quando havia pedido vista para analisar melhor o caso.

O caso Palocci

Réu confesso, o ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil (governos Lula e Dilma Rousseff) fechou acordo de colaboração premiada em 2017, revelando um esquema de propinas que teria movimentado R$ 333,59 milhões envolvendo empresas, bancos e partidos políticos.

  • Palocci foi preso em 2016.

  • O acordo de delação premiada permanece válido.

  • O ex-ministro pagou R$ 37,5 milhões de multa como parte do pacto com o MPF.

Justificativa da maioria

Toffoli argumentou que, assim como no caso de Lula, Palocci também teria sido vítima do “conluio” entre o então juiz Sergio Moro e os procuradores da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.

“Os fundamentos que conduziram ao reconhecimento do conluio transcendem para as demais persecuções penais no mesmo contexto da Lava Jato”, afirmou Toffoli.

A decisão segue o precedente que já beneficiou Lula e outros investigados na operação.

As divergências

  • Edson Fachin: defendeu que o caso de Palocci não poderia ser equiparado ao de Lula, sob risco de “violação ao juiz natural e às regras de competência”. Criticou ainda o uso de mensagens da Operação Spoofing, que não passaram por perícia oficial.

  • André Mendonça: considerou que o pedido deveria ser analisado “nas instâncias e vias apropriadas”.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) já anunciou recurso para restabelecer as ações penais. O procurador-geral Paulo Gonet sustentou que as provas contra Palocci foram obtidas em diversas frentes e que os argumentos da defesa não têm “suporte probatório”.

Impacto político e jurídico

A anulação reforça a reinterpretação do STF sobre os processos da Lava Jato e consolida a tese de que houve parcialidade e irregularidades nas condenações conduzidas em Curitiba.

  • Palocci se soma à lista de políticos e empresários beneficiados pela nova jurisprudência.

  • A decisão enfraquece ainda mais o legado da operação, marcada por anulações nos últimos anos.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: