Campo Grande (MS), Terça-feira, 19 de Agosto de 2025

Política Nacional

Articulação de governadores de direita irrita clã Bolsonaro e expõe racha no campo conservador

Carlos e Eduardo Bolsonaro criticam Tarcísio, Zema e outros nomes por agendas eleitorais em meio à prisão domiciliar do ex-presidente

19/08/2025

07:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A movimentação política de governadores de direita considerados presidenciáveis tem gerado tensão no bolsonarismo. Após eventos de caráter eleitoral, o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) publicou, no último domingo (17), um texto nas redes sociais chamando de “ratos” e “cúmplices covardes” os chamados “governadores democráticos”. A mensagem foi compartilhada por seu irmão, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), e interpretada como recado direto a lideranças como Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Romeu Zema (Novo-MG).

Irritação no núcleo bolsonarista

Aliados próximos de Jair Bolsonaro, em prisão domiciliar desde 4 de agosto, enxergam nas críticas dos filhos do ex-presidente uma reação à postura dos governadores, que vêm ganhando protagonismo em agendas políticas sem menções diretas ao líder do PL.

O pastor Silas Malafaia, aliado histórico de Bolsonaro, reforçou o tom de Carlos:

“Você acha que essa é a hora de alguém se lançar candidato quando um ex-presidente, sem culpa de crime nenhum, está em prisão domiciliar? É hora de alguém arvorar alguma coisa? Por isso que o filho de Bolsonaro, com muita razão, se posicionou.”

Malafaia criticou ainda a ausência de ataques diretos ao ministro do STF Alexandre de Moraes, responsável pelos processos contra o ex-presidente:

“Ele [Carlos] está indignado porque está vendo o pai definhando, doente, e não tem uma reação dura contra Alexandre de Moraes.”

Agenda dos governadores

O incômodo cresceu após uma série de eventos recentes:

  • 13 de agosto – no encontro do BTG Pactual em São Paulo, Tarcísio, Ronaldo Caiado (União-GO) e Ratinho Jr. (PSD-PR) criticaram Lula e o PT, mas não citaram Bolsonaro nem Moraes.

  • 16 de agostoRomeu Zema lançou oficialmente sua pré-candidatura à Presidência, com ataques ao governo petista, mas sem menções ao ex-presidente.

  • Agosto – Tarcísio intensificou encontros com investidores e empresários, incluindo reuniões com executivos do Bank of America, do Goldman Sachs e até na casa do cantor Latino, para discutir cenário político e econômico.

Pressão por “anistia” e críticas internas

Para a ala mais radical do bolsonarismo, governadores e presidenciáveis deveriam adotar a tese de que “eleição sem Bolsonaro é golpe” e colocar a anistia dos envolvidos no 8 de janeiro de 2023 como pauta central, além de atacar diretamente Moraes.

O vice-prefeito de São Paulo, coronel Mello Araújo, também aliado de Bolsonaro, comparou o tratamento dado ao ex-presidente ao caso de Lula:

“Estão, literalmente, enterrando vivo nosso presidente. O outro [Lula] estava condenado, tiraram da cadeia e colocaram no jogo. O nosso nem condenação possui e estão atropelando.”

O recado de Carlos Bolsonaro

No texto publicado no X (antigo Twitter), Carlos acusou governadores de direita de quererem apenas herdar o espólio político de Bolsonaro:

“A verdade é dura: todos vocês se comportam como ratos, sacrificam o povo pelo poder e não são em nada diferentes dos petistas que dizem combater.”

O vereador descreveu o pai como “preso, doente e sendo lentamente assassinado”, criticou líderes que seguem orientações do “mercado” e acusou-os de oportunismo:

“Querem apenas herdar o espólio de Bolsonaro, se encostando nele de forma vergonhosa e patética.”

Contexto

  • Jair Bolsonaro cumpre prisão domiciliar por determinação de Alexandre de Moraes e será julgado em setembro no STF por suposta tentativa de golpe de Estado.

  • O movimento de governadores de direita em agendas eleitorais evidencia o racha na direita e fragiliza a centralidade do ex-presidente no campo conservador.

  • Tarcísio, Caiado, Ratinho Jr. e Zema são citados como nomes competitivos para 2026, enquanto Bolsonaro segue inelegível.


    Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

    Últimas Notícias

    Veja Mais

    Envie Sua Notícia

    Envie pelo site

    Envie pelo Whatsapp

    Municípios

    Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

    ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

    PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

    Site desenvolvido por: