Campo Grande (MS), Quinta-feira, 11 de Setembro de 2025

Política / Justiça

Marcos do Val afirma ter alertado Fux sobre sanções dos EUA caso não “salvasse Bolsonaro”

Senador diz ter se reunido com o ministro do STF em junho e exibiu supostos e-mails; Corte e Embaixada dos EUA ainda não se manifestaram

10/09/2025

22:45

MTP

DA REDAÇÃO

©REPRODUÇÃO

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) declarou nesta quarta-feira (10) que teria se reunido com o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), em 4 de junho, e o advertido sobre possíveis sanções internacionais caso não mudasse sua postura em julgamentos ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Durante uma live transmitida enquanto Fux lia seu voto no julgamento da suposta trama golpista, o parlamentar afirmou ter dito ao ministro que ele “está com a missão de salvar Bolsonaro” e que não teria seu visto suspenso pelos Estados Unidos caso passasse a divergir do relator, Alexandre de Moraes.

Voto e divergência

No julgamento, Fux abriu divergência e votou pela absolvição de Bolsonaro das acusações de organização criminosa e deterioração de patrimônio. O ministro também indicou a inadmissibilidade da ação penal no STF, argumentando que a instância não seria adequada para o caso.

Supostas provas e conexões externas

Do Val exibiu na transmissão o que seriam trocas de e-mails com o gabinete de Fux e disse que a reunião foi alinhada com o senador norte-americano Marco Rubio, apresentando o encontro como parte de uma articulação internacional.

Segundo ele, durante viagem aos Estados Unidos em julho, teria discutido o assunto com integrantes do Departamento de Estado, mesmo após ter o passaporte retido por decisão de Moraes. O parlamentar foi alvo de uma operação da Polícia Federal por descumprir a determinação judicial.

“Depois de hoje, Fux está seguindo o que havia sido prometido”, declarou Do Val em sua transmissão.

Repercussão e silêncio oficial

O portal Metrópoles solicitou posicionamentos oficiais ao Supremo Tribunal Federal e à Embaixada dos Estados Unidos sobre as declarações de Marcos do Val. Até o momento, não houve manifestação pública.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: