Campo Grande (MS), Terça-feira, 09 de Setembro de 2025

Política / Justiça

Militares pedem que Bolsonaro não seja preso em quartel para evitar nova onda de manifestações

Recado chegou ao STF; Exército teme que eventual detenção em unidade militar repita cenário dos acampamentos golpistas de 2023

09/09/2025

15:15

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A cúpula militar enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um recado claro: caso Jair Bolsonaro (PL) seja condenado à prisão em regime fechado no julgamento da trama golpista, ele não deve cumprir a pena em quartel. O temor é de que a medida provoque uma romaria de aliados e apoiadores às unidades militares, reeditando o clima de tensão vivido nos dias que antecederam o 8 de Janeiro.

O julgamento do ex-presidente está em fase final na Primeira Turma do STF, e a expectativa é de que a dosimetria da pena seja definida na próxima sexta-feira (12). Generais próximos ao Alto-Comando reconhecem que Bolsonaro gostaria de ficar em uma unidade militar, como capitão reformado que é, mas alertam para os riscos de mobilizações massivas nas imediações de quartéis.

Hoje, o general Walter Braga Netto, réu no mesmo processo, está detido em uma sala na 1ª Divisão do Exército, no Rio de Janeiro. Segundo relatos, a situação já causa constrangimento interno. No caso de Bolsonaro, a avaliação é de que uma prisão em Brasília, no Comando Militar do Planalto, poderia atrair milhares de manifestantes e colocar os próprios militares em confronto com bolsonaristas.

As alternativas em debate

  • Polícia Federal – Seria a opção mais próxima da adotada no caso de Lula (PT), que ficou 580 dias preso na superintendência da PF em Curitiba. Apesar das vigílias constantes na época, não havia o risco simbólico e operacional de acampamentos em frente a quartéis. O desafio é lidar com a percepção de que Bolsonaro estaria preso em um órgão vinculado ao governo do PT.

  • Papuda (DF) – Principal presídio do Distrito Federal, tem alas reservadas para presos de maior exposição. Seria visto como punição mais dura, mas pode alimentar o discurso de vitimização do ex-presidente.

  • Prisão domiciliar – Considerada provável pela saúde fragilizada de Bolsonaro, pode ser concedida por Alexandre de Moraes na fase recursal, ainda que de forma temporária.

Risco político e institucional

A memória dos acampamentos golpistas em frente aos quartéis e a possibilidade de uma nova onda de manifestações pesam na avaliação das Forças Armadas. Segundo um general ouvido pela imprensa, “a pior imagem seria o Exército ter de agir contra manifestantes em frente a um quartel, defendendo a prisão de um ex-presidente”.

A decisão final caberá ao ministro Alexandre de Moraes, relator do processo. Caso confirme a condenação, será ele quem definirá onde Bolsonaro cumprirá a pena inicial.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: