Campo Grande (MS), Sexta-feira, 22 de Agosto de 2025

Política / Justiça

Defesa de Bolsonaro tem até as 20h34 para explicar a Moraes plano de asilo na Argentina

STF cobra esclarecimentos após PF encontrar minuta de pedido de refúgio; decisão pode influenciar manutenção da prisão domiciliar do ex-presidente

22/08/2025

07:45

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem prazo até as 20h34 (horário de Brasília) desta sexta-feira (22), no horário de Brasília, para apresentar explicações ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre o suposto plano de asilo político na Argentina

O pedido de esclarecimentos foi feito por Moraes após a Polícia Federal (PF) indiciar Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pelos crimes de coação no curso do processo e abolição do Estado Democrático de Direito. Ambos são acusados de tentar interferir no julgamento da ação penal do golpe, na qual o ex-presidente é réu.

O que diz a defesa

O advogado Fábio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação de Bolsonaro, negou que o ex-presidente tenha cogitado deixar o país:

“Nunca ouvi falar de fuga para nenhum lugar. Nem Israel, nem Argentina. Nada. Tanto o celular dele quanto do principal ajudante de ordens, o tenente-coronel Mauro Cid, eram espaços onde inúmeras ideias chegavam e saíam sem nenhum juízo de valor e sem nenhuma apreciação”, declarou ao Estadão.

Após a manifestação da defesa, caberá à Procuradoria-Geral da República (PGR) analisar o caso, e, em seguida, Moraes decidirá sobre a manutenção da prisão domiciliar de Bolsonaro.

O documento da PF

Para os investigadores, os indícios apontam que Bolsonaro chegou a planejar uma fuga para a Argentina. A minuta de 33 páginas sobre o pedido de asilo foi produzida em fevereiro de 2024, logo após a operação da PF que apurou o suposto plano de golpe.

O arquivo digital estava vinculado ao nome de Fernanda Bolsonaro, esposa do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), e trazia no cabeçalho uma referência ao presidente argentino Javier Milei, grafado de forma incorreta.

Próximos passos

Com o prazo se encerrando na noite desta sexta-feira, a análise da PGR e a decisão de Moraes devem definir o futuro judicial imediato de Bolsonaro, que segue em prisão domiciliar em Brasília.

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: