Política Nacional
MPF denuncia prefeito de Sorocaba por suposto esquema na saúde e aponta corrupção e lavagem de dinheiro
Rodrigo Manga (Republicanos) está afastado do cargo desde novembro de 2025 por decisão do TRF-3; processo tramita sob sigilo
11/02/2026
06:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Ministério Público Federal (MPF) formalizou denúncia contra o prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), sob acusação de envolvimento em um esquema de desvio de recursos públicos na área da saúde municipal. Além do gestor, também foram denunciadas sua esposa, Sirlange, e outras 11 pessoas, apontadas como integrantes de uma suposta organização criminosa.
Segundo o MPF, os investigados teriam atuado em contratos firmados pelo município com a organização social Iase (Instituto de Atenção à Saúde e Educação). A denúncia inclui os crimes de corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro, além da imputação de organização criminosa.
O prefeito está afastado do cargo desde novembro de 2025, por determinação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), medida adotada no curso das investigações. O processo corre sob sigilo judicial.
Com o oferecimento da denúncia, caberá à Justiça Federal analisar se aceita ou não a acusação. Caso o pedido seja acolhido, os denunciados passarão à condição de réus e responderão formalmente à ação penal.
De acordo com informações divulgadas à imprensa, a defesa de Rodrigo Manga sustenta que o prefeito é alvo de perseguição política. Em manifestação pública, os advogados afirmaram que a denúncia decorre de investigação “completamente nula, iniciada de forma ilegal e conduzida por autoridade manifestamente incompetente”.
O Ministério Público informou ainda que as apurações continuam e que novos elementos podem resultar em outras ações judiciais relacionadas a possíveis irregularidades na gestão de contratos da saúde municipal.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Corte de Roma mantém juízes e retoma nesta quarta julgamento da extradição de Carla Zambelli
Leia Mais
Governo Lula libera R$ 1,5 bilhão em emendas no início de 2026 e registra maior volume da série histórica
Leia Mais
Quaest: Lula lidera todos os cenários de 2º turno e vantagem mínima é de cinco pontos contra Flávio Bolsonaro
Leia Mais
Sol Vega é desclassificada do BBB 26 após descumprimento de regra durante discussão
Municípios