Política / Governo Federal
Lula empossa Márcia Lopes como nova ministra das Mulheres
Ex-titular do Desenvolvimento Social, assistente social paranaense assume no lugar de Cida Gonçalves com foco em justiça social e direitos humanos
05/05/2025
15:00
AGÊNCIA BRASIL
DA REDAÇÃO
© Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu posse nesta segunda-feira (5), no Palácio do Planalto, à nova ministra das Mulheres, Márcia Lopes, que assume o comando da pasta no lugar de Cida Gonçalves. A nomeação e a exoneração devem ser publicadas ainda hoje em edição extra do Diário Oficial da União.
Em postagem nas redes sociais, Márcia Lopes agradeceu a confiança do presidente e afirmou que assume a função com “humildade, coragem e compromisso com a justiça social”.
“Assumo essa missão com humildade, coragem e o compromisso de toda uma trajetória dedicada à justiça social, à defesa dos direitos humanos e à construção de políticas públicas que transformam vidas, especialmente a vida das mulheres neste país”, declarou.
Formação: Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestre pela PUC-SP.
Carreira: Professora universitária, atuou como secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social entre 2004 e 2008, e foi ministra da pasta em 2010, também no governo Lula.
Transição: Participou da equipe de transição do atual governo, em 2022, no grupo de assistência social.
Márcia é irmã de Gilberto de Carvalho, histórico quadro do Partido dos Trabalhadores (PT) e ex-chefe de gabinete de Lula nos dois primeiros mandatos. Atualmente, ele ocupa o cargo de secretário nacional de Economia Popular e Solidária no Ministério do Trabalho e Emprego.
A mudança no comando do Ministério das Mulheres ocorre em meio à reestruturação política promovida pelo Planalto com foco na execução de políticas públicas voltadas à igualdade de gênero, ao combate à violência contra a mulher e à inclusão social.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Astrônomos identificam planeta semelhante à Terra com até 50% de chance de habitabilidade
Leia Mais
Sem Tarcísio no Planalto, Centrão fragmenta estratégia e busca alternativa à candidatura de Flávio Bolsonaro
Leia Mais
Resultado individual do Sisu 2026 já pode ser consultado no portal do MEC
Leia Mais
Lula lidera no primeiro turno, mas enfrenta cenário apertado no segundo, aponta Paraná Pesquisas
Municípios