Política / Justiça
PF faz operação contra prefeito de Sorocaba por desvio de recursos da saúde
Rodrigo Manga é alvo da Operação Copia e Cola, que investiga organização criminosa e esquema de lavagem de dinheiro com contratos da saúde
10/04/2025
07:10
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (10) a Operação Copia e Cola, que tem como principal alvo o prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos). A investigação apura o envolvimento de uma organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos destinados à área da saúde por meio de contratos com uma Organização Social (OS).
Um dos mandados de busca e apreensão foi cumprido na residência do prefeito, que ganhou notoriedade nacional por vídeos curtos nas redes sociais destacando ações da administração municipal. Manga não se pronunciou até o momento.
Segundo a PF, as investigações começaram em 2022, a partir de indícios de irregularidades na contratação de uma Organização Social para atuar na gestão da saúde em Sorocaba. Os investigadores identificaram movimentações suspeitas, como:
Depósitos em espécie
Pagamento de boletos com origem ilícita
Negociações imobiliárias para ocultar bens
Além do desvio de recursos públicos, o grupo também é investigado por lavagem de dinheiro e fraudes em processos de contratação direta.
A operação mobilizou mais de 100 agentes federais para cumprir 28 mandados de busca e apreensão autorizados pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3). As ações ocorrem em:
Cidades paulistas: Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo e Osasco
Bahia: Vitória da Conquista
Além das buscas, a Justiça determinou o sequestro de bens e valores no total de até R$ 20 milhões, e proibiu a OS investigada de firmar novos contratos com o poder público.
Os envolvidos podem responder, conforme a participação de cada um, pelos seguintes crimes:
Corrupção passiva e ativa
Peculato
Ocultação de capitais (lavagem de dinheiro)
Frustração de licitação
Contratação direta ilegal
Na semana passada, Rodrigo Manga declarou publicamente que pretende disputar a Presidência da República em 2026, caso o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) concorra à reeleição em São Paulo.
O espaço segue aberto para manifestação do prefeito.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula faz exames e passará por cirurgia de catarata nesta sexta-feira
Leia Mais
Ratinho Jr. defende indulto a Bolsonaro e evidencia racha interno no PSD sobre anistia
Leia Mais
Toffoli retira sigilo de depoimentos no inquérito que apura fraudes bilionárias no Banco Master
Leia Mais
Malafaia pede ao STF rejeição de denúncia por ofensas ao comando do Exército
Municípios