Campo Grande (MS), Quinta-feira, 03 de Julho de 2025

Política / Justiça Eleitoral

Justiça Eleitoral abre inscrições para teste público de segurança das urnas para eleições de 2026

Evento será realizado de 1º a 5 de dezembro no TSE; especialistas e sociedade civil podem participar mediante aprovação de plano de testes

03/07/2025

07:30

DA REDAÇÃO

©REPRODUÇÃO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou o edital de convocação do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais (TPS 2025), etapa fundamental de fiscalização das urnas eletrônicas e dos sistemas que serão utilizados nas Eleições Gerais de 2026.

O evento ocorrerá entre 1º e 5 de dezembro, na sede do TSE, em Brasília, e reunirá especialistas em segurança da informação e representantes da sociedade civil. O objetivo é permitir uma análise aberta e colaborativa dos sistemas, reforçando os pilares de segurança, transparência e confiabilidade do processo eleitoral brasileiro.

As inscrições começam na segunda-feira, 30 de junho, e seguem até 18 de julho, exclusivamente pela página oficial do TPS 2025 no site do TSE.

Como funciona o Teste Público de Segurança

Instituído em 2009, o TPS chega à 8ª edição permitindo que especialistas realizem testes práticos nos componentes dos sistemas eleitorais. A participação está limitada a 15 inscrições, que podem ser individuais ou em grupos de até três integrantes. Para serem aprovados, os inscritos devem apresentar pelo menos um plano de teste avaliado e validado pela Comissão Reguladora.

A lista de participantes aprovados será divulgada após o encerramento das inscrições, conforme o calendário publicado no edital.

“A avaliação pública dos sistemas reafirma a credibilidade da urna eletrônica e permite aprimoramentos contínuos nos softwares utilizados nas eleições”, destaca o TSE.

Sistemas que serão avaliados

O TPS 2025 permitirá testes nos seguintes componentes:

  • Interface e Software Básico da Urna Eletrônica

  • SCUE (Software de Carga)

  • GAP (Gerenciador de Aplicativos)

  • VOTA (Software de Votação)

  • RED (Recuperador de Dados)

  • Sistema de Apuração

Além disso, haverá uma cerimônia de assinatura digital e lacração dos códigos-fonte dos sistemas, com participação dos investigadores e membros da Comissão Avaliadora. Os participantes deverão estar munidos de certificado digital padrão ICP-Brasil.

O que não será testado

O edital deixa claro que alguns aspectos estão fora do escopo do teste, entre eles:

  • Identificação biométrica

  • Infraestrutura do Kit JE-Connect

  • Sistema de totalização de votos

  • Ataques de negação de serviço (DDoS)

  • Geração de chaves criptográficas

  • Lacres físicos e acesso a servidores

  • Ataques destrutivos ou alteração de código-fonte

Transparência e confiança no sistema eleitoral

O TSE reforça que o Teste Público de Segurança é um mecanismo essencial para garantir a transparência do processo eleitoral e a confiança da população no uso das urnas eletrônicas. Os resultados e recomendações dos investigadores poderão ser incorporados no desenvolvimento final dos sistemas que serão utilizados no pleito de 2026.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: