CURIOSIDADES
Você sabia que a pimenta pode ser usada para aliviar a dor?
31/08/2024
10:30
ANA KARLA SOUZA
©DIVULGAÇÃO
A pimenta, conhecida por seu sabor picante, é amplamente utilizada na culinária para dar mais vida aos pratos. No Brasil, algumas das variedades mais populares incluem a pimenta malagueta, dedo-de-moça, de cheiro e biquinho. Porém, além de suas qualidades gastronômicas, a pimenta oferece diversos benefícios à saúde que nem todos conhecem. Rica em vitaminas A, E e C, ácido fólico, zinco e potássio, ela também possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Adaptando-se melhor ao clima quente, as pimentas são de fácil cultivo e podem ser plantadas em todo o território nacional. As espécies variam em cor, formato e tamanho, sendo usadas em diversas formas como molho, em pó, em grãos ou até mesmo como plantas ornamentais. No agronegócio, a pimenta abrange desde pequenas agroindústrias até exportações realizadas por empresas multinacionais.
Confira a seguir algumas curiosidades sobre a pimenta que vale a pena conhecer:
Beber água não alivia a ardência
Embora muitas pessoas pensem que beber água ajuda a aliviar a ardência causada pela pimenta, o efeito é temporário e pode, na verdade, espalhar ainda mais o composto químico responsável pela picância, agravando o incômodo. Como a capsaicina, substância presente nas pimentas, se dissolve em gordura, a melhor maneira de aliviar a ardência é beber leite ou comer um pedaço de pão.
Pode ser usada para aliviar a dor
A capsaicina, o composto químico que dá à pimenta seu sabor picante, também é conhecida por suas propriedades analgésicas. Ela pode ajudar a aliviar dores musculares, de cabeça ou até mesmo artrite reumatóide. A capsaicina é frequentemente usada em adesivos e cremes destinados a reduzir dores musculares.
Ação termogênica, antioxidante e anti-inflamatória
Além de suas propriedades analgésicas, a capsaicina também atua como um agente termogênico, acelerando o metabolismo e, por isso, é frequentemente incluída em dietas de emagrecimento. Suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias ajudam a prevenir a formação de tumores, melhoram o fluxo sanguíneo e combatem o envelhecimento precoce.
A pimenta é, portanto, muito mais do que apenas um ingrediente picante na cozinha. Seus benefícios para a saúde são amplos, tornando-a uma aliada poderosa tanto na prevenção quanto no alívio de várias condições de saúde.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veÃculo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara adota postura cautelosa após STF decretar perda do mandato de Carla Zambelli
Leia Mais
Aliado de Bolsonaro celebra revogação da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Leia Mais
Concurso da Caixa atrai cerca de 78 mil candidatos para vagas de nÃvel superior
Leia Mais
Bolsonaristas atacam Trump nas redes após revogação de sanções contra Alexandre de Moraes
MunicÃpios