CURIOSIDADES
Você sabia por que choramos ao cortar cebola?
Curiosidades químicas que vão te surpreender.
06/08/2024
19:30
ANA KARLA SOUZA
©DIVULGAÇÃO
O que torna a química tão interessante, é que ela explica muitos fatos curiosos. Ela está presente em tudo no nosso cotidiano, até mesmo em momentos que nem fazemos ideia. Quando cortamos uma cebola e “choramos” sem entender o porquê, por exemplo, lá está ela.
Mas você sabe por que isso acontece? E você sabia que o diamante e o grafite são minerais formados única e exclusivamente pelo mesmo elemento químico? Não? Então continue lendo e descubra/entenda 4 curiosidades químicas que vão te surpreender!
Por que choramos ao cortar cebola?
Começando pela resposta da primeira pergunta que fizemos a você e que provavelmente você já se fez em algum momento da vida: por que choramos ao cortar cebola? A explicação é simples: o fato de chorarmos ao cortá-la, tem a ver com uma substância liberada pela cebola. O que acontece é que uma das células da cebola é rica em sulfuretos, enquanto a outra é rica em enzimas. Quando cortada, as células da cebola se misturam, ocorrendo uma reação entre suas substâncias que resulta numa terceira: o ácido sulfênico. Esse ácido é transformado em gás e, quando em contato com a água, uma fraca solução de ácido sulfúrico é produzida. Como os olhos estão sempre úmidos, ocorre essa transformação do gás em ácido e, consequentemente, acontece a irritação dos olhos.
O que acontece quando ingerimos Coca-cola?
Para ter uma noção, são necessários 32 copos de água para neutralizar um copo de Coca-cola ingerido. Nos primeiros 10 minutos em que você bebeu coca, é como se tivesse ingerido em torno de 10 colheres de chá de açúcar, sendo equivalente a 100% da dose diária recomendada.
O ácido fosfórico presente na bebida, ajuda a disfarçar o sabor de todo esse açúcar, evitando inclusive que você vomite. Após 20 minutos da ingestão de coca, acontece o pico de açúcar na corrente sanguínea, provocando uma explosão de insulina em seu organismo. Passados 40 minutos, sua pressão sobe, suas pupilas se dilatam e você não tem sono (são bloqueados os receptores de adenosina de seu cérebro). Isso ocorre porque, nesse momento, está completa a absorção da cafeína. 5 minutos após a absorção completa da cafeína, os centros de prazer do seu cérebro são estimulados, pois ocorre o aumento da produção de dopamina pelo seu corpo.
Até os 60 minutos após você ter ingerido Coca-cola, o ácido fosfórico presente na bebida “captura” no seu intestino grosso o magnésio, o zinco e o cálcio. Eles vão ser eliminados no seu xixi – em vez de irem para os ossos – junto com água e sódio, pois nesse momento também começa a função diurética da cafeína. Após os 60 minutos da ingestão, você já terá eliminado toda a água da coca pela urina e, é claro, alguns nutrientes foram junto. Você já começa a sentir falta do açúcar e o entusiasmo que sentia, passa. Em vez disso, você fica meio lento e irritado, justamente pela falta do açúcar.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mega-Sena acumula novamente e prêmio do próximo sorteio sobe para R$ 52 milhões
Leia Mais
Moraes autoriza exame de ultrassom em Jair Bolsonaro para avaliar hérnia inguinal
Leia Mais
Câmara adota postura cautelosa após STF decretar perda do mandato de Carla Zambelli
Leia Mais
Aliado de Bolsonaro celebra revogação da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Municípios