Campo Grande (MS), Sexta-feira, 05 de Setembro de 2025

Política Internacional

Trump diz que EUA “perderam Rússia e Índia para a sombria China” após desfile militar em Pequim

Evento exibiu arsenal nuclear e reuniu Putin, Modi e Kim Jong-un, reforçando recado geopolítico de Xi Jinping contra o Ocidente

05/09/2025

08:00

DA REDAÇÃO

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (5) que os EUA “perderam a Rússia e a Índia para a China mais profunda e sombria”. A declaração, publicada em sua rede social Truth Social, foi uma resposta ao desfile militar histórico realizado em Pequim, que contou com a presença de Vladimir Putin (Rússia), Narendra Modi (Índia) e Kim Jong-un (Coreia do Norte), além de mais de 20 chefes de Estado.

“Parece que perdemos a Índia e a Rússia para a China mais profunda e sombria. Que tenham um longo e próspero futuro juntos”, escreveu Trump.

Desfile como demonstração de força

Na quarta-feira (3), a China promoveu o maior desfile militar de sua história, marcando os 80 anos da derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial. A parada incluiu a exibição de novos mísseis nucleares intercontinentais (DF-5C e DF-61), armas hipersônicas atualizadas, drones de guerra e tanques modernos.

Pela primeira vez, Pequim exibiu sua tríade nuclear completa — sistemas de lançamento por terra, mar e ar — consolidando sua capacidade de dissuasão estratégica global.

Xi Jinping envia recado ao Ocidente

Ao lado de Putin e Kim, o presidente Xi Jinping afirmou que o mundo enfrenta “a escolha entre paz ou guerra”. Em discurso para mais de 50 mil pessoas na Praça da Paz Celestial, Xi destacou que o povo chinês “permanece do lado certo da história” e defendeu uma nova ordem mundial contra a “hegemonia e a política de poder”, numa crítica velada aos EUA.

Reações internacionais

Nos EUA, Trump acusou Xi, Putin e Kim de conspirarem contra Washington, mas disse manter “boa relação” com o líder chinês. Já o presidente russo ironizou a fala:

“Ele tem senso de humor”, disse Putin ao ser questionado sobre as acusações de Trump.

Na Europa, a chefe da diplomacia da União Europeia, Kaja Kallas, classificou a parada como um “desafio direto à ordem internacional” e reforçou que a guerra da Rússia na Ucrânia “conta com o apoio da China”.

Brasil também esteve presente

Entre os representantes internacionais, participaram o assessor especial da Presidência, Celso Amorim, e a ex-presidente Dilma Rousseff, atual diretora do Banco dos Brics.

Impacto estratégico

Segundo analistas militares, o desfile reforçou a intenção da China de consolidar influência no Leste Asiático e enviar uma mensagem de que Pequim se posiciona como “garantidora da paz” em meio às dúvidas sobre o papel global dos EUA.

“A combinação de drones marítimos e mísseis cria uma área em que marinhas estrangeiras não poderão sequer intervir”, analisou o professor James Char, especialista em Defesa da China na Escola de Estudos Internacionais S. Rajaratnam, em Singapura.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: