Campo Grande (MS), Quarta-feira, 20 de Agosto de 2025

Política / Justiça

Eduardo Bolsonaro pode ser cassado; Conselho de Ética da Câmara abre análise de quatro representações

Deputado é acusado de quebra de decoro por atuar contra a soberania nacional e atacar autoridades brasileiras

16/08/2025

06:45

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) passou a ser alvo de análise formal no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Nesta sexta-feira (15), o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), autorizou a tramitação de quatro representações apresentadas por PT e PSOL, que pedem a cassação do mandato do parlamentar por quebra de decoro.

Motivos das representações

As ações foram motivadas por declarações recentes de Eduardo Bolsonaro, que está fora do país desde março:

  • Disse que a retirada de pressões por sanções internacionais contra o Brasil dependeria da aprovação de um projeto de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.

  • Sugeriu que Hugo Motta e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), poderiam sofrer retaliações dos Estados Unidos caso a anistia não fosse aprovada.

  • Criticou abertamente autoridades brasileiras, o que foi interpretado como atuação contra a soberania nacional.

Trâmite no Conselho de Ética

Com o despacho de Hugo Motta, o Conselho deve iniciar o processo em etapas:

  1. Reunião do colegiado para formalizar a abertura dos processos.

  2. Sorteio de três nomes entre os membros do Conselho.

  3. Designação de um relator para cada uma das quatro representações.

Se houver parecer pela continuidade, o deputado poderá apresentar defesa, e os casos seguirão para análise e votação no colegiado. Em última instância, a decisão sobre eventual cassação do mandato caberá ao plenário da Câmara.

Contexto político

A decisão de Hugo Motta ocorre em meio à pressão de partidos da base governista, que cobram respostas firmes às falas de Eduardo Bolsonaro no exterior. A ofensiva também é interpretada como um teste de força do Congresso diante da escalada de tensões políticas envolvendo a família Bolsonaro.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: