Política / Justiça
PF abre inquérito contra Bolsonaro por fake news ligando Lula a execuções de pessoas LGBTQIA+
Investigação apura possível crime contra a honra do presidente e disseminação de desinformação; conteúdo teria associado Lula ao regime de Bashar al-Assad
11/08/2025
09:00
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
A Polícia Federal (PF) instaurou, nesta segunda-feira (11/8), um novo inquérito contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para apurar a suposta divulgação de fake news e crimes contra a honra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A investigação teve início após o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, encaminhar pedido ao diretor-geral da PF, Andrei Passos, solicitando apuração sobre uma postagem publicada no canal de WhatsApp de Bolsonaro. O conteúdo vinculava Lula à morte de pessoas LGBTQIA+, associando-o ao regime de Bashar al-Assad, na Síria, acusado de execuções de pessoas dessa comunidade.
O caso chegou à PF por meio de uma notícia-crime apresentada ao Ministério Público Federal (MPF) por um cidadão russo-brasileiro. O MPF, por sua vez, encaminhou a denúncia ao Ministério da Justiça.
De acordo com a análise preliminar dos investigadores, a postagem teria sido feita em 15 de janeiro deste ano, mas não está mais disponível nos canais oficiais de Bolsonaro. A PF investiga o alcance da publicação e o contexto em que ela foi divulgada.
O inquérito apura possíveis crimes contra a honra do presidente da República e disseminação de fake news, com base no conteúdo que relaciona Lula a execuções de pessoas LGBTQIA+ em território sírio.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PF indicia Jair e Eduardo Bolsonaro em ação penal do golpe
Leia Mais
Moraes manda cancelar passaporte de Silas Malafaia e o impede de falar com Jair e Eduardo Bolsonaro
Leia Mais
PF encontra mensagens de Jair Bolsonaro planejando pedido de asilo político na Argentina
Leia Mais
PF faz buscas contra Silas Malafaia no Galeão em investigação sobre tentativa de obstrução de Justiça
Municípios