Campo Grande (MS), Quarta-feira, 20 de Agosto de 2025

Política / Câmara Federal

Projeto para punir deputados que participarem de motins avança na Câmara

Proposta prevê afastamento cautelar de até seis meses para parlamentares que obstruírem atividades legislativas ou cometerem agressão física

19/08/2025

21:45

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (19), o requerimento de urgência para um projeto que altera o regimento interno e cria punições imediatas contra parlamentares envolvidos em motins. O texto, de autoria da Mesa Diretora, presidida por Hugo Motta (Republicanos-PB), foi protocolado no mesmo dia e deve ter seu mérito votado ainda nesta terça-feira.

A proposta surge como resposta ao motim de deputados bolsonaristas ocorrido no início de agosto, quando parlamentares ocuparam o plenário por mais de 30 horas em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O que prevê o projeto

De acordo com a proposta, o presidente da Câmara poderá determinar o afastamento sumário do mandato por até seis meses em casos de:

  • Obstrução física das atividades legislativas;

  • Agressão física durante sessões ou nos espaços da Casa.

Após a decisão, o caso será analisado pelo Conselho de Ética, mas o afastamento cautelar poderá ser aplicado sem aval prévio da Mesa Diretora.

“A ideia é dar instrumentos para que o presidente da Casa possa agir com urgência nessas situações”, destaca o texto.

A regra, no entanto, não será retroativa, ou seja, não valerá para punir os parlamentares que participaram do motim anterior.

Contexto e disputa interna

A iniciativa também é vista como uma tentativa de Hugo Motta de se precaver contra novas derrotas internas. Na semana passada, o presidente da Câmara recuou da ideia de aplicar punições imediatas contra os bolsonaristas, após resistência de outros integrantes da Mesa Diretora, que decidiram enviar os casos à Corregedoria da Casa.

A derrota expôs o desgaste político de Motta e levantou dúvidas sobre o apoio partidário a punições severas no Conselho de Ética, onde quatro membros participaram do motim.

Parlamentares envolvidos

Foram alvos de representações enviadas à Corregedoria 14 deputados bolsonaristas, entre eles:

  • Zé Trovão (PL-SC)

  • Marcel Van Hattem (Novo-RS)

  • Marcos Pollon (PL-MS)

  • Julia Zanatta (PL-SC)

  • Paulo Bilynskyj (PL-SP)

  • Sóstenes Cavalcante (PL-RJ)

  • Nikolas Ferreira (PL-MG)

  • Zucco (PL-RS)

  • Caroline de Toni (PL-SC)

  • Carlos Jordy (PL-RJ)

  • Bia Kicis (PL-DF)

  • Domingos Sávio (PL-MG)

  • Marco Feliciano (PL-SP)

  • Allan Garcês (PP-MA)

Além disso, há representação contra a deputada Camila Jara (PT-MS), acusada de agredir Nikolas Ferreira durante o tumulto.

Relação com julgamento de Bolsonaro

O endurecimento das regras ocorre no contexto do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), marcado para começar em 2 de setembro. O processo analisa a participação do ex-mandatário na chamada trama golpista.

Nos bastidores, a proposta é interpretada como medida preventiva diante da possibilidade de novos atos de obstrução no plenário durante a análise do caso.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: