Política
Em recado a Trump, Lula afirma que planta “comida, não ódio”
Presidente publicou vídeo semeando uvas e convidou líder americano a visitar o Brasil
17/08/2025
09:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou neste sábado (16) mais um recado ao mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump, em meio à escalada de tensões diplomáticas após o anúncio do tarifaço de 50% sobre exportações brasileiras.
Em vídeo gravado pela primeira-dama Janja Lula da Silva e publicado no X (antigo Twitter), Lula aparece semeando uvas no Palácio da Alvorada e destaca:
“Planto comida, não violência, não ódio. O Brasil do povo que gosta de samba, de Carnaval, de futebol, dos Estados Unidos, da China, da Rússia, do Uruguai, da Venezuela. Nós gostamos de todo mundo.”
O petista ainda convidou Trump a conhecer o país:
“Espero que um dia você possa visitar o Alvorada, que a gente possa conversar, para que conheça o Brasil verdadeiro e aprenda a qualidade do povo brasileiro.”
O gesto simbólico ocorre no momento em que o governo brasileiro tenta negociar com autoridades norte-americanas a reversão ou atenuação das sobretaxas, sem sucesso até agora.
A Fazenda e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, comandados por Fernando Haddad e Geraldo Alckmin, vêm tentando contato com Washington.
O Planalto avalia que as medidas de Trump não são apenas pressão econômica, mas também têm caráter político-eleitoral, visando influenciar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF e interferir nas eleições de 2026.
Uma fonte do Planalto avalia que a estratégia norte-americana é garantir, na cédula eleitoral brasileira, um candidato alinhado ideologicamente a Trump.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mega-Sena 2.903: bolão de Caxias (MA) leva prêmio de R$ 63 milhões
Leia Mais
EUA enviam destróieres e 4 mil militares à Venezuela para pressionar regime de Maduro
Leia Mais
Saturno retrógrado desafia Peixes, Virgem e Capricórnio até novembro
Leia Mais
Receita Federal dá anistia, mas só vale até dia 30
Municípios