Campo Grande (MS), Terça-feira, 19 de Agosto de 2025

Política / Justiça

Moraes diz que não recuará “um milímetro” no julgamento de Bolsonaro

Ministro reafirma que sanções dos EUA não alteram processo no STF; primeira fase do julgamento está marcada para setembro

18/08/2025

08:15

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, afirmou em entrevista ao Washington Post que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seguirá conforme o calendário previsto, mesmo diante das sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos sob a administração de Donald Trump.

“Não há a menor possibilidade de recuar um milímetro sequer”, disse Moraes. “Faremos o que é certo: receberemos a acusação, analisaremos as provas, e quem deve ser condenado será condenado, e quem deve ser absolvido será absolvido.”

O magistrado está na lista de sanções da Lei Magnitsky, que prevê restrições de visto e bloqueio de bens, medida adotada pelos EUA como retaliação às suas decisões judiciais no Brasil.

Julgamento em setembro

O presidente da Primeira Turma do STF, Cristiano Zanin, agendou para setembro as sessões do núcleo 1 da ação penal, que envolve Bolsonaro e seus aliados diretos. Foram convocadas sessões extraordinárias para os dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro, das 9h às 12h, além de uma sessão no dia 12 de setembro, das 14h às 19h. Também haverá sessões ordinárias nos dias 2 e 9 de setembro à tarde.

Réus e acusações

O núcleo central da trama golpista inclui, além de Bolsonaro, o ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto e o ex-ajudante de ordens Mauro Cid. Eles respondem por tentativa de golpe de Estado, com o objetivo de impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após a vitória nas eleições de 2022 e manter Bolsonaro no poder.

Outros núcleos do processo

Além do grupo principal, outros três núcleos também respondem criminalmente, mas permanecem em fases preliminares, sem prazo aberto para a apresentação de alegações finais. A expectativa é que sejam julgados em etapas posteriores pela Primeira Turma do STF.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: