Campo Grande (MS), Quarta-feira, 20 de Agosto de 2025

Política / Economia Internacional

'Lula pode falar comigo quando quiser', diz Trump ao comentar tarifaço de 50% contra produtos brasileiros

Presidente dos EUA critica gestão brasileira, mas afirma “amar o povo do Brasil”; Lula responde defendendo soberania e diálogo

01/08/2025

18:45

DA REDAÇÃO

©REPRODUÇÃO

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (1º) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode telefonar “quando quiser” para tratar das relações bilaterais, incluindo o tarifaço de 50% que será imposto sobre produtos brasileiros a partir do dia 6 de agosto.

A declaração foi feita à repórter Raquel Krähenbühl, da TV Globo, quando Trump foi questionado sobre a possibilidade de diálogo com o líder brasileiro.

“Ele pode falar comigo quando quiser”, afirmou o republicano.

Sem detalhar a motivação das tarifas, Trump disse apenas que “as pessoas que estão comandando o Brasil fizeram a coisa errada”, mas acrescentou que “ama o povo do Brasil” e que prefere “esperar para ver o que acontece” antes de anunciar novos passos.

Resposta de Lula

Poucas horas depois, Lula usou as redes sociais para reforçar que o Brasil mantém postura aberta ao diálogo, mas reafirmou a autonomia nacional.

“Quem define os rumos do Brasil são os brasileiros e suas instituições. Neste momento, estamos trabalhando para proteger a nossa economia, as empresas e nossos trabalhadores, e dar as respostas às medidas tarifárias do governo norte-americano”, escreveu.

Fontes do Itamaraty consideraram a fala de Trump como um gesto político, mas ponderaram que uma ligação entre os dois presidentes exigiria preparação diplomática prévia. Segundo o blog de Gerson Camarotti, Lula estaria disposto a telefonar para Trump, desde que o contato fosse confirmado pelo presidente americano.

Dificuldades diplomáticas

Apesar da sinalização pública, fontes do Planalto indicam que os canais de diálogo com a Casa Branca permanecem fechados e que há dificuldade para estabelecer contato direto com o núcleo político do governo Trump.

O tarifaço de 50%

A medida foi oficializada na quarta-feira (31), quando Trump assinou uma ordem executiva impondo tarifas de 50% sobre importações brasileiras. No início de julho, o presidente americano já havia enviado carta a Lula anunciando a decisão.

Segundo a Casa Branca, a justificativa envolve alegadas práticas do governo brasileiro que estariam prejudicando empresas americanas, restringindo a liberdade de expressão de cidadãos dos EUA e afetando interesses estratégicos. As acusações citam ordens judiciais brasileiras que teriam obrigado empresas a fornecer dados de usuários, alterar políticas de moderação de conteúdo e bloquear discursos políticos.

A assinatura do tarifaço coincidiu com a sanção do ministro Alexandre de Moraes pela Lei Magnitsky, que congela bens nos EUA, proíbe transações com empresas e cidadãos americanos e impede o uso de cartões emitidos por bandeiras dos EUA.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: