Política / Justiça
Vorcaro não comparecerá à CPMI do INSS após decisão de André Mendonça
Ministro do STF considerou facultativa a presença do banqueiro, que é investigado no caso das fraudes no Banco Master
21/02/2026
08:00
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
O empresário Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, não participará da audiência prevista para esta segunda-feira (23) na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS. A confirmação foi feita por seu advogado, Roberto Podval, à Agência Brasil.
A ausência está amparada em despacho do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), proferido na última quinta-feira (19). Na decisão, o magistrado entendeu que o comparecimento do banqueiro às oitivas é facultativo, uma vez que ele figura na condição de investigado no processo que apura irregularidades envolvendo o Banco Master.
Além da CPMI, Vorcaro também estava convocado para prestar esclarecimentos na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, na terça-feira (24). Contudo, a decisão do STF igualmente o desobriga de comparecer a essa audiência.
O presidente da CPMI do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), confirmou o cancelamento da oitiva por meio de sua assessoria. A pauta da reunião já foi modificada.
Em outra deliberação, o ministro André Mendonça determinou que a CPMI volte a ter acesso aos dados oriundos da quebra de sigilo telemático, bancário e telefônico de Daniel Vorcaro. A decisão atendeu a pedido da própria comissão e revogou medida anterior do então relator, ministro Dias Toffoli, que havia determinado o armazenamento do material na presidência do Senado.
Mendonça também estabeleceu que as informações deverão ser encaminhadas à Polícia Federal (PF), responsável pela investigação criminal. Após análise, a corporação deverá compartilhar os dados com a CPMI.
A medida foi classificada por Alfredo Gaspar como uma “vitória da transparência”. Em manifestação pública, o parlamentar afirmou que a decisão fortalece a apuração dos fatos e assegura o fluxo adequado das informações às autoridades competentes.
O nome de Daniel Vorcaro passou a ser investigado no âmbito da Operação Compliance Zero, deflagrada em novembro de 2025 pela Polícia Federal. A investigação apura suposta concessão de créditos fraudulentos pelo Banco Master, além de movimentações relacionadas à tentativa de aquisição da instituição pelo Banco Regional de Brasília (BRB).
Segundo as apurações preliminares, o volume de possíveis irregularidades pode alcançar R$ 17 bilhões. As investigações seguem em andamento, com acompanhamento do STF e atuação da Polícia Federal no âmbito criminal.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Nova regra da CNH altera limite de pontos e pode reduzir teto para 20 em caso de infrações gravíssimas
Leia Mais
Mamonas Assassinas terão restos mortais exumados após 30 anos
Leia Mais
Defesa de Bolsonaro solicita autorização para tratamento com Estímulo Elétrico Craniano
Leia Mais
Brasil e Índia assinam primeiro memorando bilateral sobre terras raras e minerais críticos
Municípios