Campo Grande (MS), Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2026

Política / Justiça

Mendonça impõe freio à cúpula da PF, retoma investigação do caso Master e blinda acesso a dados sigilosos

Decisão do novo relator no STF restabelece perícias e restringe compartilhamento de informações apenas à equipe formalmente designada, limitando influência administrativa sobre o inquérito

20/02/2026

10:00

DA REDAÇÃO

Mendonça restabelece perícias no caso Master e restringe acesso interno na Polícia Federal

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a retomada das perícias e depoimentos no inquérito que apura irregularidades envolvendo o Banco Master, ao mesmo tempo em que restringiu o acesso às informações da investigação dentro da Polícia Federal (PF). A decisão foi proferida nesta quinta-feira (19) e revoga limitações anteriormente impostas pelo então relator do caso, Dias Toffoli.

Ao restabelecer o chamado “fluxo ordinário” das apurações, Mendonça fixou que somente autoridades policiais e agentes diretamente designados para o inquérito poderão acessar dados compartilhados no processo. A medida impõe dever de sigilo profissional inclusive em relação a superiores hierárquicos que não estejam formalmente vinculados às investigações.

“Somente as autoridades policiais e agentes diretamente envolvidos na análise e condução dos procedimentos [...] devem ter conhecimento das informações acessadas”, registrou o ministro no despacho.

Restrição atinge estrutura de comando

Na prática, a decisão delimita o compartilhamento interno de informações e afasta a obrigatoriedade de comunicação automática à cúpula administrativa da corporação, incluindo o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, caso ele não esteja formalmente designado no inquérito.

O despacho estabelece ainda que áreas administrativas da PF devem apenas garantir os recursos humanos e materiais necessários ao andamento das investigações, sem acesso ao conteúdo sigiloso.

“Em relação a outras áreas e autoridades da Polícia Federal que não estejam diretamente incumbidas das atividades investigativas, ficam restritos o acesso às informações e andamento das investigações”, destacou Mendonça.

Contexto institucional

Nos bastidores, a decisão é interpretada como movimento para reforçar a autonomia da equipe responsável pelo caso e reduzir a circulação de dados sensíveis em investigações consideradas estratégicas.

Interlocutores apontam que o ministro já teria manifestado preocupação com o fluxo de informações em outros contextos institucionais. O caso Master envolve o empresário Daniel Vorcaro, investigado em apurações correlatas.

O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, é apontado como próximo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tem sido citado como possível nome para assumir cargo ministerial, o que amplia a sensibilidade política do tema.

Retomada das diligências

Com a decisão, perícias técnicas e colheita de depoimentos voltam a seguir o trâmite regular, sob responsabilidade da equipe originalmente designada. O caso permanece sob sigilo no Supremo Tribunal Federal.

A medida reforça o entendimento de que, em investigações de alta complexidade e repercussão institucional, o compartilhamento de dados deve permanecer restrito aos agentes formalmente incumbidos, preservando a confidencialidade e a integridade dos procedimentos.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: