Campo Grande (MS), Quinta-feira, 11 de Setembro de 2025

Política / Justiça

Após mais de 12 horas, Fux vota pela absolvição de Bolsonaro e cinco aliados no STF

Ministro divergiu de Moraes e Dino, mas condenou Mauro Cid e Braga Netto por um crime cada; julgamento segue com Cármen Lúcia e Zanin

10/09/2025

22:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (10/9) pela absolvição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros cinco réus acusados de participação em uma suposta trama golpista para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Após mais de 12 horas de sessão da Primeira Turma, Fux divergiu dos ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino, que haviam votado pela condenação de todos os acusados.

Com a manifestação de Fux, o placar parcial está em 2 a 1 pela condenação. O julgamento será retomado nesta quinta-feira (11/9), às 14h, com os votos de Cármen Lúcia e do presidente da Primeira Turma, Cristiano Zanin.


Principais pontos do voto de Fux

  • Bolsonaro: absolvição em todos os crimes. Fux alegou falta de provas e criticou a acusação da Procuradoria-Geral da República (PGR), afirmando que não houve indicativo da participação do ex-presidente.

  • Mauro Cid: condenado apenas por abolição do Estado Democrático de Direito, mas absolvido dos demais quatro crimes.

  • Walter Braga Netto: mesma posição adotada em relação a Cid — condenado por um crime e absolvido dos demais.

  • Almir Garnier (ex-comandante da Marinha): absolvição em todos os crimes, incluindo organização criminosa e dano ao patrimônio.

  • Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa), Augusto Heleno (ex-ministro do GSI) e Anderson Torres (ex-ministro da Justiça): absolvidos em todas as acusações.

  • Alexandre Ramagem (deputado federal e ex-diretor da Abin): absolvido nos três crimes que respondia.


Argumentos centrais

  • Fux derrubou a imputação de organização criminosa armada para todos os réus, destacando que não houve uso de armas de fogo nem a caracterização de delitos permanentes e reiterados.

  • O ministro defendeu que bravatas políticas, ainda que reprováveis, não configuram tentativa de golpe.

  • Reforçou a tese de que o caso deveria tramitar em primeira instância ou no plenário do STF, e não em uma turma, alegando “nulidade de todos os atos processuais”.

  • Criticou a acusação da PGR, afirmando que imputações vagas e baseadas apenas em “negligência” não sustentam condenações.


Crimes em análise

Segundo a PGR, os réus são acusados de cinco crimes principais:

  1. Organização criminosa armada;

  2. Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;

  3. Golpe de Estado;

  4. Dano qualificado contra patrimônio da União;

  5. Deterioração de patrimônio tombado.

No caso de Alexandre Ramagem, apenas três acusações foram analisadas, já que a Câmara dos Deputados suspendeu duas por envolverem fatos posteriores à sua diplomação.


Próximos passos

Com a posição de Fux, o STF já formou maioria para condenar Mauro Cid e Braga Netto por um dos crimes. Ainda resta a definição sobre os demais acusados, que dependerá dos votos de Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

A sessão desta quinta-feira também deverá tratar da dosimetria das penas, ou seja, a definição das punições em caso de condenação.


Contexto político

O julgamento ocorre em meio à pressão política sobre o STF e às movimentações do bolsonarismo visando as eleições de 2026. Enquanto a PGR, sob comando do procurador-geral Paulo Gonet, sustenta que houve “ruptura democrática” planejada pelo núcleo bolsonarista, as defesas afirmam que não há provas de crime e que seus clientes são inocentes.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: