Campo Grande (MS), Quarta-feira, 10 de Setembro de 2025

Política / Câmara Federal

Hugo Motta afasta anistia de Bolsonaro e réus do 8 de Janeiro da pauta da Câmara

Presidente da Casa fala em “respeito ao momento histórico” e prioriza apenas projetos consensuais durante julgamento no STF

09/09/2025

21:45

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta terça-feira (9) que o projeto de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aos réus acusados de envolvimento no golpe de 8 de Janeironão tem previsão nem de pauta nem de relator”.

A decisão ocorre em meio à pressão crescente de bolsonaristas e partidos do centrão para que a proposta avance no Legislativo. Motta, no entanto, alinhou-se à posição da cúpula da Câmara, que decidiu adiar o debate até a conclusão do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), previsto para terminar na sexta-feira (12).

Reunião de líderes

Durante encontro com líderes partidários, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e Evair Vieira de Melo (PP-ES) pediram prioridade para a anistia já na próxima semana. Em contrapartida, o PT defendeu que a Câmara priorize a votação do projeto de lei que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para R$ 5.000, defendido pelo governo.

Outro tema que segue parado é a PEC da blindagem, que não foi mencionada na reunião, apesar do apoio de alguns parlamentares.

Pauta do governo

Com sessões remotas durante o julgamento, Motta determinou que a Câmara concentre esforços em projetos consensuais, como a MP do setor energético, que amplia a tarifa social e garante energia gratuita para 16 milhões de brasileiros. A medida é tratada como prioritária pelo governo Lula.

Pressão política

Nos bastidores, a leitura é de que Motta estaria apenas ganhando tempo para viabilizar a votação da anistia após o julgamento no Supremo. Interlocutores do centrão e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), têm participado das articulações.

De outro lado, a oposição à proposta também se organiza. A deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ) declarou que trabalhará contra a aprovação, afirmando que a votação nesse momento seria “um ataque à democracia feito pelo próprio Parlamento”.

O governo também atua para frear o movimento, com a ministra Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais) pedindo a aliados de partidos de centro que não apoiem a anistia.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: