Campo Grande (MS), Quinta-feira, 03 de Julho de 2025

Política

Marina Silva é alvo de novos ataques em comissão da Câmara e denuncia machismo e autoritarismo

Ministra do Meio Ambiente foi comparada ao Hamas e às Farc por deputado da bancada ruralista; audiência durou mais de 5 horas

02/07/2025

16:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, foi novamente alvo de insultos e comparações ofensivas durante audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, realizada nesta quarta-feira (2). Convocada para prestar esclarecimentos sobre políticas ambientais do governo, Marina enfrentou ataques verbais e posturas consideradas machistas e autoritárias por parte de parlamentares da oposição.

O deputado Evair de Melo (PP-ES), autor do requerimento da audiência e integrante da bancada ruralista, comparou Marina Silva a grupos armados como as Farc, da Colômbia, e o Hamas, além de retomar uma ofensa anterior, quando associou a ministra a um câncer.

“Um dia, eu fiz uma citação aqui comparando com um câncer. E eu pedi desculpas depois, porque o câncer muitas vezes tem cura. E esse viés ideológico construído nesse movimento conspiratório tem se mostrado aplicado nesse momento”, declarou Evair.

Conflito e denúncia de machismo

Durante sua defesa das ações do governo, Marina foi interrompida pelo deputado Cabo Gilberto (PL-PB), que pediu que a ministra "tivesse calma". A ministra rebateu, acusando o parlamentar de machismo, destacando que “ênfases verbais feitas por homens geralmente não são questionadas”.

“Eu sabia que depois do que aconteceu na Câmara Alta desse país, aqueles que gostam de abrir a porteira para o negacionismo, para a destruição do meio ambiente, pro machismo...”, disse Marina, sendo interrompida em seguida. “As pessoas iriam achar muito normal fazer o que está acontecendo aqui, num nível piorado. Acho que Deus me ouviu e estou em paz.”

A ministra ainda citou uma frase com tom religioso e de resistência:

“É preferível sofrer a injustiça do que praticar uma injustiça. E eu prefiro sofrer uma injustiça do que praticá-la. Se você pratica a injustiça, pode ter certeza que a reparação um dia virá. Isso me conforta.”

Repetição de ataques

Em maio deste ano, Marina Silva já havia sido hostilizada em audiência no Senado, promovida pela Comissão de Serviços de Infraestrutura. Na ocasião, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) afirmou que “ela não merecia respeito como ministra”. Diante dos ataques, Marina se retirou da sessão.

Desta vez, apesar das tensões, a audiência seguiu até o fim, com duração superior a cinco horas e meia.

Indicadores ambientais e econômicos

Em sua apresentação, Marina Silva ressaltou avanços do governo na área ambiental, como:

  • Redução de 46% no desmatamento da Amazônia

  • Queda de 32% no desmatamento em todo o país

  • Crescimento de 15% no agronegócio

  • Aumento de 11% na renda per capita

A ministra reforçou que é possível conciliar preservação ambiental com desenvolvimento econômico, sem abrir mão da sustentabilidade.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: