Campo Grande (MS), Terça-feira, 16 de Dezembro de 2025

Política / Economia

Lula celebra abertura de mais de 500 mercados para exportações agropecuárias brasileiras

Presidente destaca ampliação da presença internacional sem prejuízo ao abastecimento interno

16/12/2025

12:45

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou, nesta segunda-feira (15), a abertura de 507 novos mercados em mais de 80 países para produtos agropecuários brasileiros desde o início de seu terceiro mandato, em janeiro de 2023. A declaração foi feita durante a inauguração da nova sede da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em Brasília.

Segundo Lula, o avanço nas exportações ocorreu sem comprometer o consumo doméstico.

O Brasil hoje produz para atender a população brasileira e produz com qualidade suficiente para atender também o mercado externo”, afirmou o presidente.

Impacto econômico das novas aberturas

De acordo com dados do governo federal, a abertura desses novos mercados já resultou em cerca de US$ 3,4 bilhões em exportações, o equivalente a aproximadamente € 2,9 bilhões. O resultado reforça o papel do agronegócio como um dos principais motores da economia brasileira.

Diversificação de parceiros comerciais

O avanço ocorre em meio a desafios no comércio internacional. O Brasil esteve entre os países afetados pela política tarifária dos Estados Unidos, que anunciou taxas de até 50% sobre parte das importações brasileiras. Embora negociações tenham levado à retirada de algumas tarifas, o governo federal intensificou a estratégia de diversificação de parceiros comerciais.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que a busca por novos mercados continuará como prioridade, mas destacou a importância de avançar em questões sanitárias para ampliar ainda mais o acesso dos produtos brasileiros ao exterior.

Acordo Mercosul–União Europeia

Paralelamente, o Mercosul — bloco formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, com a Bolívia em processo de adesão — trabalha para concluir o acordo comercial com a União Europeia. A expectativa é de que o tratado seja assinado durante a cúpula de líderes marcada para 20 de dezembro, em Foz do Iguaçu.

Negociado há mais de 20 anos, o acordo Mercosul–União Europeia prevê a criação da maior área de livre comércio do mundo, com redução significativa de tarifas para diversos produtos, incluindo a carne, ampliando ainda mais as oportunidades para o agronegócio brasileiro.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: