Política / Eleições 2026
Lula lidera no primeiro turno, mas enfrenta cenário apertado no segundo, aponta Paraná Pesquisas
Levantamento indica vantagem inicial do presidente, porém com disputas equilibradas na reta final contra nomes da direita
29/01/2026
07:45
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na liderança dos cenários de primeiro turno da corrida presidencial, mas pode enfrentar uma disputa acirrada no segundo turno, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (29) pelo instituto Paraná Pesquisas. O levantamento foi realizado entre os dias 25 e 28 de janeiro, com entrevistas em todo o país.
No cenário em que o principal adversário da direita é o senador Flávio Bolsonaro (PL), Lula registra 39,8% das intenções de voto, contra 33,1% do parlamentar. A diferença está fora da margem de erro, que é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Na sequência do levantamento aparecem, numericamente, os governadores Ratinho Junior (PR) e Ronaldo Caiado (GO). No entanto, esse cenário perdeu força após o anúncio, feito na última terça-feira, de que Caiado se filiará ao PSD, partido de Ratinho Jr., o que tende a reorganizar o campo da direita.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), surge logo depois, tecnicamente empatado dentro da margem de erro com Caiado, Ratinho Jr., Renan Santos (Missão) e Aldo Rebelo (DC).
Em outro cenário de primeiro turno, no qual o principal nome da direita seria o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula aparece com 40,7%, contra 27,5% de Tarcísio.
Esse quadro pressupõe que Flávio Bolsonaro abriria mão da candidatura para apoiar Tarcísio — hipótese que vem perdendo força. A definição deve avançar após o encontro previsto entre Tarcísio e o ex-presidente Jair Bolsonaro, na Papudinha, em Brasília.
Se o primeiro turno é confortável para Lula, o mesmo não ocorre nas simulações de segundo turno. De acordo com o Paraná Pesquisas, o presidente:
Empata tecnicamente com Flávio Bolsonaro;
Empata tecnicamente com Tarcísio de Freitas, com a menor diferença observada, de 1,4 ponto percentual;
Tem leve vantagem sobre Ratinho Junior, ainda assim dentro de um cenário competitivo.
Contra Flávio Bolsonaro, Lula teria uma vantagem de 2,6 pontos percentuais, também dentro da margem de erro. Em comparação com a pesquisa divulgada em dezembro, todas as variações observadas no segundo turno permanecem estatisticamente estáveis, sem mudanças relevantes fora da margem.
A única oscilação negativa mais perceptível foi registrada no desempenho de Ratinho Jr., segundo a série histórica apresentada pelo instituto.
A pesquisa ouviu 2.080 eleitores em 160 municípios, abrangendo os 26 estados e o Distrito Federal. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08254/2026.
O resultado reforça que Lula largaria na frente, mas enfrentaria uma eleição polarizada e decidida nos detalhes no segundo turno, especialmente caso a direita consiga unificar o discurso e reduzir a fragmentação entre seus principais nomes.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Sem Tarcísio no Planalto, Centrão fragmenta estratégia e busca alternativa à candidatura de Flávio Bolsonaro
Leia Mais
Resultado individual do Sisu 2026 já pode ser consultado no portal do MEC
Leia Mais
Haddad afirma que deixará o governo Lula em fevereiro, mas não define data exata
Leia Mais
Encontro com Bolsonaro na Papudinha pode consolidar alinhamento de Tarcísio à pré-candidatura de Flávio para 2026
Municípios