Campo Grande (MS), Quarta-feira, 28 de Janeiro de 2026

Política / Economia

Crise na Venezuela pode pressionar preço dos combustíveis em MS, além do aumento do ICMS

Bombardeios em Caracas e choque geopolítico elevam risco no mercado do petróleo e podem refletir nas bombas

03/01/2026

10:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Os bombardeios em Caracas e a suposta captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, por forças dos Estados Unidos podem pressionar ainda mais o preço dos combustíveis em Mato Grosso do Sul, que já enfrenta reajuste tributário a partir deste sábado (3).

Segundo a CBS News, a operação teria sido conduzida por equipes da Delta Force. Durante a madrugada, explosões foram ouvidas em Caracas, com aeronaves sobrevoando a capital em baixa altitude. O presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou a operação, sem informar o destino do casal.

Reajuste já previsto pelo ICMS

Antes mesmo da escalada internacional, postos de combustíveis em MS já se preparavam para um aumento devido ao ICMS. O reajuste acrescenta:

  • R$ 0,10 por litro na gasolina;

  • R$ 0,05 por litro no diesel.

A elevação decorre da Lei Complementar nº 192/2022 e foi formalizada pelos Convênios ICMS nº 112/2025 e nº 113/2025 do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária).

De acordo com o presidente do Sinpetro-MS, Edson Lazarotto, o reajuste é exclusivamente tributário e tende a ser repassado ao consumidor independentemente de preços da Petrobras, margens, frete ou mistura de biocombustíveis.

Impacto geopolítico no petróleo

Com a crise na Venezuela, não se descarta nova pressão sobre os preços. Lazarotto explica que o petróleo é precificado no mercado internacional com base em oferta e demanda, riscos e expectativas.

“Eventos geopolíticos graves — como conflitos armados, intervenções militares ou instabilidade em países produtores — elevam a percepção de risco e empurram os preços do petróleo para cima no curto prazo, porque o mercado antecipa possíveis reduções de oferta ou interrupções no fornecimento”, afirmou.

Ele lembra que a Venezuela detém historicamente as maiores reservas de petróleo do mundo e, mesmo com produção abaixo do potencial, qualquer turbulência no país gera especulação e influencia as cotações internacionais do barril.

“Ainda é um elemento sensível no equilíbrio global da oferta”, completou.

O que esperar nos próximos dias

  • Reajuste do ICMS já em vigor pode elevar preços nas bombas;

  • Crise internacional pode pressionar o barril no mercado global;

  • Repasse ao consumidor depende da evolução das cotações e da duração do conflito.

Uma coletiva de imprensa do governo americano foi anunciada para as 13h (horário de Brasília), o que pode trazer novos detalhes e influenciar a reação dos mercados.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: