Política Nacional
Médico de Bolsonaro detalha cirurgia e não descarta novo procedimento para tratar soluços
Ex-presidente foi operado para correção de hérnia inguinal bilateral e deve permanecer internado até, ao menos, segunda-feira
25/12/2025
15:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O ex-presidente Jair Bolsonaro passou por uma cirurgia de correção de hérnia inguinal bilateral na manhã desta quinta-feira (25), no Hospital DF Star, em Brasília. O procedimento ocorreu sem intercorrências, durou cerca de três horas e foi considerado bem-sucedido pela equipe médica.
Em entrevista coletiva no período da tarde, o cirurgião Cláudio Birolini explicou que Bolsonaro recebeu anestesia geral, já está acordado e no quarto, e inicia agora a fase de pós-operatório imediato, com foco em alimentação, controle da dor, fisioterapia e prevenção de tromboembolismo.
“O procedimento transcorreu sem nenhuma intercorrência. Agora, nos próximos dias, os cuidados serão voltados à analgesia, fisioterapia e profilaxia de tromboembolismo”, afirmou o médico.
Segundo Birolini, foi realizado um reforço da parede abdominal com material de polipropileno, técnica comum nesse tipo de cirurgia.
A equipe médica não descarta a necessidade de um novo procedimento para tratar os soluços persistentes que Bolsonaro enfrenta há meses. A decisão será reavaliada na próxima segunda-feira (29), de acordo com a resposta ao tratamento clínico adotado nos próximos dias.
“Estamos inserindo um tratamento mais otimizado e vamos observar a evolução clínica. O quadro de soluços preocupa, porque prejudica o sono, e isso é uma preocupação nossa”, explicou Birolini.
A previsão inicial é que o ex-presidente permaneça internado até, pelo menos, segunda-feira.
Bolsonaro foi submetido ao procedimento um dia após ser autorizado a deixar a Superintendência da Polícia Federal, onde cumpre pena, para internação hospitalar. Ele foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros crimes.
Enquanto o ex-presidente passava pela cirurgia, o senador Flávio Bolsonaro leu, em frente ao hospital, uma carta escrita pelo pai, na qual Bolsonaro confirma a indicação do filho como pré-candidato à Presidência da República em 2026.
No texto, Bolsonaro menciona o impacto das disputas políticas em sua saúde e vida pessoal.
“Tenho enfrentado duras batalhas, pagando um preço alto, com minha saúde e família”, escreveu.
“Tomo a decisão de indicar o Flávio Bolsonaro como pré-candidato à Presidência da República em 2026.”
A carta reforça o movimento político do entorno do ex-presidente em meio à internação e aos desdobramentos jurídicos que envolvem Bolsonaro.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Michelle anuncia fim da cirurgia de Bolsonaro e diz que procedimento ocorreu sem intercorrências
Leia Mais
Bolsonaro deixa cirurgia sem intercorrências e já está no quarto, informam médicos
Leia Mais
Michelle Bolsonaro fala em “traição” em discurso de Natal e gesto antecede anúncio de Flávio como pré-candidato
Leia Mais
Inscrições para o Sisu 2026 começam em 19 de janeiro com oferta de 274,8 mil vagas
Municípios