Política Nacional
Michelle anuncia fim da cirurgia de Bolsonaro e diz que procedimento ocorreu sem intercorrências
Ex-presidente foi operado para correção de hérnias inguinais no DF Star; antes do procedimento, Flávio leu carta em que o pai confirma pré-candidatura à Presidência
25/12/2025
13:15
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro informou, no início da tarde desta quinta-feira (25), que a cirurgia do ex-presidente Jair Bolsonaro foi finalizada com sucesso e sem intercorrências. O procedimento teve início por volta das 9h30, no Hospital DF Star, em Brasília, e foi concluído pouco antes das 13h.
Bolsonaro passou por cirurgia para correção de hérnia inguinal bilateral. Segundo Michelle, agora o ex-presidente aguarda o retorno da anestesia e segue em recuperação sob acompanhamento médico. A necessidade do procedimento havia sido confirmada por perícia médica da Polícia Federal.
O ex-presidente deu entrada no hospital na quarta-feira (24), um dia após ser autorizado a deixar a superintendência da PF, onde cumpre pena. Esta foi a primeira saída da carceragem desde a prisão, em 22 de novembro. A transferência ocorreu sob forte esquema de segurança.
Por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, o quarto do ex-presidente permanece vigiado 24 horas por dia por agentes da PF durante a internação. Equipes de segurança também atuam dentro e fora da unidade hospitalar. Michelle foi autorizada a acompanhar o marido, e os filhos podem visitá-lo conforme regras do hospital e autorização judicial.
Antes de acompanhar o procedimento, o senador Flávio Bolsonaro falou com a imprensa na área externa do hospital e leu uma carta assinada pelo pai, na qual Jair Bolsonaro confirma a indicação do filho mais velho como pré-candidato à Presidência da República em 2026.
No texto, o ex-presidente afirma estar enfrentando “duras batalhas” e diz entregar “o que há de mais valioso para um pai: o próprio filho”, destacando a intenção de preservar a representatividade daqueles que o apoiaram. A leitura foi acompanhada por Carlos Bolsonaro, que reiterou apoio a Flávio nas decisões políticas.
A equipe médica informou que a cirurgia transcorreu conforme o previsto. Durante a internação, os médicos também avaliam os soluços persistentes do ex-presidente; há a possibilidade de procedimento específico nos próximos dias, a depender da resposta ao tratamento clínico. A previsão de alta divulgada pela equipe é de até sete dias, condicionada à evolução do quadro.
Até o momento, não há boletim médico adicional divulgado além da confirmação do sucesso do procedimento.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Médico de Bolsonaro detalha cirurgia e não descarta novo procedimento para tratar soluços
Leia Mais
Bolsonaro deixa cirurgia sem intercorrências e já está no quarto, informam médicos
Leia Mais
Michelle Bolsonaro fala em “traição” em discurso de Natal e gesto antecede anúncio de Flávio como pré-candidato
Leia Mais
Inscrições para o Sisu 2026 começam em 19 de janeiro com oferta de 274,8 mil vagas
Municípios