Campo Grande (MS), Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2025

Política Nacional

Contrariando o Senado, Lula diz que só analisará PL da Dosimetria em 2026

Presidente reafirma intenção de veto, mas decisão ficará para o próximo ano; Congresso pode derrubar eventual veto

22/12/2025

11:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a análise do Projeto de Lei da Dosimetria, aprovado pelo Senado Federal, só ocorrerá em 2026, contrariando a expectativa de apreciação ainda neste ano. Apesar do adiamento, Lula reafirmou publicamente que pretende vetar a proposta quando ela chegar à sua mesa.

Com todo o respeito que eu tenho ao Congresso Nacional, a hora que chegar na minha mesa, eu vetarei”, declarou o presidente durante café da manhã com jornalistas.

O texto foi aprovado no Senado Federal por 48 votos favoráveis e 25 contrários. Entre os senadores de Mato Grosso do Sul, votaram a favor Nelsinho Trad (PSD) e Tereza Cristina (PP). Já Soraya Thronicke (Podemos) votou contra.

Mesmo com a sinalização de veto, o Congresso Nacional ainda poderá derrubar a decisão presidencial, caso o veto venha a ser formalizado.

O que prevê o PL da Dosimetria

O projeto restringe seus efeitos aos crimes cometidos no contexto dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, com o objetivo de evitar que a medida beneficie condenados por outros delitos, como coação no curso do processo ou favorecimento à prostituição — uma das principais críticas feitas ao texto anteriormente aprovado pela Câmara dos Deputados.

Impacto sobre Jair Bolsonaro

Mesmo com essa limitação, o projeto beneficia o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado por crimes como tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Pelas regras atuais, Bolsonaro teria de cumprir 5 anos e 11 meses em regime fechado. Com a nova dosimetria, a pena cairia para 3 anos e 3 meses, o que permitiria sua saída da prisão no máximo no início de 2029. Em cenários mais favoráveis, a pena poderia ser reduzida para 2 anos e 3 meses.

Progressão de regime

A Lei de Execuções Penais prevê progressão de regime para réus primários que cometeram crimes sem violência ou grave ameaça após o cumprimento de 16% da pena. Nos casos que envolvem violência, o percentual sobe para 25%.

Bolsonaro foi condenado a 27 anos de prisão por crimes considerados violentos. O PL da Dosimetria, no entanto, permitiria aplicar a regra dos 16% tanto a ele quanto a outros condenados pelos atos de 8 de Janeiro, reduzindo significativamente o tempo em regime fechado.

Declaração presidencial

Lula voltou a defender a responsabilização dos envolvidos nos atos antidemocráticos.
As pessoas que cometeram um crime contra a democracia brasileira terão que pagar pelos atos cometidos contra este país”, afirmou.

O adiamento da análise para 2026 amplia a tensão entre Executivo e Legislativo e mantém o tema como um dos principais focos do debate político e jurídico no país.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: