Campo Grande (MS), Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2025

Política / Justiça

Após laudo da PF, Moraes concede prisão domiciliar humanitária ao general Augusto Heleno

Decisão do STF impõe tornozeleira eletrônica e medidas cautelares após parecer favorável da PGR

22/12/2025

18:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta segunda-feira (22) prisão domiciliar humanitária ao general da reserva Augusto Heleno, de 78 anos, condenado a 21 anos de prisão por participação em articulações antidemocráticas após as eleições de 2022. A decisão atendeu a pedido da defesa, com base em laudo pericial da Polícia Federal e parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Laudo médico e fundamentos

O STF solicitou perícia após a defesa alegar que Heleno é portador de Alzheimer, pleiteando a conversão da pena. O ministro apontou contradições iniciais sobre a data do diagnóstico — primeiro indicado como 2018, período em que Heleno chefiava o GSI no governo Jair Bolsonaro, e depois como início de 2025. Para sanar as dúvidas, Moraes determinou a elaboração de laudo pela PF.

Concluído o exame, a perícia identificou “demência de etiologia mista em estágio inicial”, classificada como transtorno mental progressivo e irreversível, além de doenças clínicas e transtornos neuropsiquiátricos. O laudo também registrou osteoartrose avançada da coluna vertebral, cifoescoliose, dor crônica, limitação importante de mobilidade, instabilidade de marcha e risco aumentado de quedas.

Ausência de risco de fuga

Ao decidir, Moraes afirmou que não há risco de fuga, destacando o comportamento do apenado ao longo do processo. O ministro comparou o caso ao da prisão domiciliar humanitária concedida ao ex-presidente Fernando Collor de Mello, citando idade avançada, quadro grave de saúde e inexistência de tentativa de evasão como critérios semelhantes.

Medidas cautelares impostas

Com a prisão domiciliar, o STF determinou:

  • uso de tornozeleira eletrônica;

  • relatórios semanais da Secretaria de Administração Penitenciária do DF (Seape/DF) sobre a monitoração;

  • entrega de todos os passaportes em até 24 horas, com impedimento de saída do país, suspensão e bloqueio de nova emissão;

  • suspensão de documentos de porte de arma de fogo;

  • proibição de visitas, exceto advogados e equipe médica, ou pessoas previamente autorizadas;

  • proibição de comunicação por telefone, celular ou redes sociais.

A decisão entra em vigor imediatamente e será acompanhada pelas autoridades responsáveis pelo monitoramento eletrônico.


    Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

    Últimas Notícias

    Veja Mais

    Envie Sua Notícia

    Envie pelo site

    Envie pelo Whatsapp

    Municípios

    Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

    ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

    PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

    Site desenvolvido por: