EDUCAÇÃO
Inscrição para o Fies será aberta em 10 de agosto, anuncia governo
Segundo o ministro, a inscrição para o Prouni (Programa Universidade para Todos) também está próxima, irá de 1º a 4 de agosto.
22/07/2022
11:00
NAOM
©REPRODUÇÃO
O ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou nesta quinta (21) que a inscrição para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) começará no dia 10 de agosto e encerrará em 12 de agosto.
Godoy fez o anúncio ao lado de Jair Bolsonaro (PL), na transmissão semanal do presidente. Segundo o ministro, a inscrição para o Prouni (Programa Universidade para Todos) também está próxima, irá de 1º a 4 de agosto.
O governo informou ainda que ampliará o teto da mensalidade para estudantes de medicina. A prestação sairá de R$ 7.100 para R$ 8.800.
Na live, o presidente destacou que são cerca de 100 mil vagas por ano ao Fies e lembrou que o governo sancionou o perdão de até 99% das dívidas de estudantes com o programa.
A menos de três meses das eleições, Bolsonaro tem os maiores índices de rejeição entre jovens (60%), estudantes (62%) e desempregados (66%).
O chefe do Executivo está em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, segundo a pesquisa do Datafolha divulgada no final de junho.
Ele está 19 pontos atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 28% contra 47% do petista.
Em junho, Bolsonaro sancionou medida provisória que estudantes inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) ou beneficiados pelo auxílio emergencial poderão receber o perdão máximo do valor devido.
A medida foi editada pelo governo federal em dezembro de 2021 e aprovada pela Câmara e pelo Senado em maio deste ano. Com a sanção, a medida se torna uma lei definitiva.
Ela abrange créditos contratados com o Fies até o segundo semestre de 2017.
O beneficiário com débito vencido de dezembro de 2018 até setembro de 2021 poderá ter desconto total de encargos caso opte por fazer o pagamento à vista. Pode, ainda, parcelar a dívida em até 150 meses, com redução total de juros ou multas.
Para estudantes com dívidas vencidas e não pagas antes de dezembro de 2018, há previsão de desconto de 77% no valor –desde que a pessoa não esteja inscrita no CadÚnico, nem tenha recebido auxílio emergencial.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PF indicia Jair e Eduardo Bolsonaro em ação penal do golpe
Leia Mais
Moraes manda cancelar passaporte de Silas Malafaia e o impede de falar com Jair e Eduardo Bolsonaro
Leia Mais
PF encontra mensagens de Jair Bolsonaro planejando pedido de asilo político na Argentina
Leia Mais
PF faz buscas contra Silas Malafaia no Galeão em investigação sobre tentativa de obstrução de Justiça
Municípios