Campo Grande (MS), Quarta-feira, 28 de Janeiro de 2026

Política / Eleições 2026

Eleições 2026: ministros do governo Lula se preparam para disputar governos, Senado e Câmara

Mais de 20 integrantes da Esplanada devem deixar cargos até abril para concorrer; Planalto articula trocas sem afetar a governabilidade

28/01/2026

07:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Com a aproximação do prazo de desincompatibilização para as eleições de 2026, mais de 20 ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já se movimentam para deixar a Esplanada dos Ministérios e disputar cargos eletivos. As candidaturas envolvem governos estaduais, Senado Federal, Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas.

Pela legislação eleitoral, agentes públicos que pretendem concorrer a cargos distintos dos que ocupam atualmente precisam se afastar até seis meses antes do pleito, o que deve provocar mudanças significativas no primeiro escalão até abril. A tendência, em grande parte das pastas, é a assunção interina dos secretários-executivos.

Estratégia política do Planalto

O Palácio do Planalto trabalha para administrar as trocas sem comprometer a governabilidade e, ao mesmo tempo, fortalecer palanques aliados nos estados. O foco estratégico está no Senado, que terá 54 das 81 cadeiras em disputa — dois terços da Casa. A candidatura de ministros é vista como crucial para ampliar a base de apoio a Lula em um eventual quarto mandato.

Em alguns casos, as candidaturas são dadas como certas; em outros, ainda dependem de costuras partidárias e do cenário local.

Ministros cotados por cargo

Governos estaduais

  • Renan Filho (MDB)Transportes: decidiu disputar a reeleição ao governo de Alagoas; governou o estado entre 2015 e 2022.

  • Márcio França (PSB)Empreendedorismo: lançou pré-candidatura ao governo de São Paulo em março de 2025.

Senado Federal

  • Gleisi Hoffmann (PT)Relações Institucionais: será candidata ao Senado pelo Paraná, após pedido de Lula.

  • Rui Costa (PT)Casa Civil: deve disputar o Senado pela Bahia; ex-deputado federal e ex-governador.

  • André Fufuca (PP)Esporte: confirmou candidatura ao Senado pelo Maranhão.

  • Simone Tebet (MDB)Planejamento e Orçamento: cotada para o Senado por São Paulo; possibilidade de mudança de domicílio eleitoral e de partido.

  • Marina Silva (Rede)Meio Ambiente: avalia disputar o Senado por São Paulo; há indefinição partidária, com sondagens de PT, PSol e PSB.

  • Silvio Costa Filho (Republicanos)Portos e Aeroportos: confirmou tentativa de vaga ao Senado por Pernambuco.

  • Alexandre Silveira (PSD)Minas e Energia: avalia buscar reeleição ao Senado por Minas Gerais.

  • Carlos Fávaro (PSD)Agricultura e Pecuária: tentará reeleição ao Senado por Mato Grosso.

  • Waldez Góes (PDT)Integração e Desenvolvimento Regional: cotado para o Senado pelo Amapá.

Câmara dos Deputados

  • André de Paula (PSD)Pesca e Aquicultura: candidato a deputado federal por Pernambuco.

  • Paulo Teixeira (PT)Desenvolvimento Agrário: tentará reeleição como deputado federal por São Paulo.

  • Wolney Queiroz (PDT)Previdência Social: cotado para deputado federal por Pernambuco.

  • Jader Filho (MDB)Cidades: pretende disputar vaga na Câmara pelo Pará.

  • Anielle Franco (PT)Igualdade Racial: candidata a deputada federal pelo Rio de Janeiro.

  • Sônia Guajajara (PSol)Povos Indígenas: deve disputar reeleição como deputada federal por São Paulo.

Assembleias Legislativas

  • Macaé Evaristo (PT)Direitos Humanos e da Cidadania: pode disputar reeleição como deputada estadual em Minas Gerais, cargo do qual está licenciada.

Baixa anunciada na Educação

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), anunciou que deve deixar o cargo até março. A decisão visa reforçar a reeleição do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e apoiar a campanha de Lula. Camilo não pretende disputar cargos em 2026 e deve retornar ao Senado, para o qual foi eleito em 2022. A movimentação ocorre após Ciro Gomes (PSDB) entrar na disputa pelo governo do Ceará e liderar pesquisas.

Indefinições em São Paulo

  • Fernando Haddad (PT)Fazenda: principal aposta do PT para governo de São Paulo ou Senado, mas enfrenta resistência pessoal a novas disputas eleitorais. Haddad indicou que deve deixar o governo até o fim de janeiro e afirma que ainda não decidiu sobre o futuro político, apesar das pressões do partido e de Lula.

  • Geraldo Alckmin (PSB)Vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços: situação indefinida; cotado para governo paulista, Senado ou manutenção na chapa presidencial como vice.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: