Política / Justiça
Médico afirma que Bolsonaro sofreu traumatismo craniano leve após queda na prisão
Cardiologista aponta possível interação medicamentosa como causa do mal-estar; ex-presidente fez exames e voltou à cela da PF
07/01/2026
22:00
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
O ex-presidente Jair Bolsonaro sofreu um traumatismo craniano leve após cair enquanto caminhava, segundo informou nesta quarta-feira (7) o médico Brasil Caiado, um dos profissionais responsáveis por seu acompanhamento clínico. O episódio ocorreu na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde Bolsonaro cumpre pena de 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.
Após a queda, o ex-presidente foi levado ao Hospital DF Star, com autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Depois de passar por exames, ele recebeu alta e retornou à cela na PF, localizada a poucos quilômetros do hospital.
De acordo com o médico, o episódio ocorreu durante a madrugada. Inicialmente, a equipe cogitou que a queda tivesse acontecido da cama, mas, após conversa com o próprio Bolsonaro, a hipótese foi descartada. “Ele levantou, tentou caminhar e acabou caindo”, relatou Caiado em entrevista a jornalistas.
Um boletim médico divulgado pelo Hospital DF Star confirmou o traumatismo craniano leve, sem necessidade de procedimentos mais complexos. O documento aponta “leve densificação de partes moles na região frontal e temporal direita”, decorrente do impacto, sem indicação de intervenção terapêutica além de acompanhamento clínico. O boletim foi assinado pelo cirurgião geral Claudio Birolini.
Segundo Brasil Caiado, uma das hipóteses levantadas pela equipe médica é de que a queda tenha sido provocada por desorientação associada à interação entre medicamentos. Bolsonaro faz uso de diferentes remédios para tratar um quadro persistente de soluços. “Há uma suspeita inicial de interação medicamentosa. Se esses episódios se repetirem, o paciente passa a ficar em uma zona de maior risco”, explicou o médico.
Há menos de uma semana, Bolsonaro havia recebido alta do mesmo hospital, após permanecer oito dias internado. Na ocasião, ele passou por cirurgia de hérnia inguinal bilateral e por procedimentos adicionais para tentar controlar as crises de soluços, que vinham se prolongando.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Astrônomos identificam planeta semelhante à Terra com até 50% de chance de habitabilidade
Leia Mais
Sem Tarcísio no Planalto, Centrão fragmenta estratégia e busca alternativa à candidatura de Flávio Bolsonaro
Leia Mais
Resultado individual do Sisu 2026 já pode ser consultado no portal do MEC
Leia Mais
Lula lidera no primeiro turno, mas enfrenta cenário apertado no segundo, aponta Paraná Pesquisas
Municípios