Campo Grande (MS), Quinta-feira, 29 de Janeiro de 2026

Política / Justiça

Eduardo Bolsonaro reage a ordem da PF e diz que não entregará cargo de escrivão no Rio de Janeiro

Ex-deputado afirma não ter condições de retornar ao Brasil e acusa perseguição após perda do mandato na Câmara

02/01/2026

20:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (2) que não entregará seu cargo na Polícia Federal (PF), mesmo após portaria da corporação determinar seu retorno imediato à função de escrivão na delegacia de Angra dos Reis. A decisão ocorre depois de a Câmara dos Deputados declarar a perda do mandato do parlamentar por faltas.

“É óbvio que não tem condição de retornar ao Brasil agora, mas não vou entregar meu cargo de mãos beijadas”, declarou Eduardo em vídeo publicado na rede social X. Segundo ele, a medida teria como objetivo prejudicá-lo, inclusive com a perda de aposentadoria, porte de arma e armamento funcional.

Determinação da Polícia Federal

A ordem de retorno foi expedida pela Diretoria de Gestão de Pessoas da PF, que determinou a cessação do afastamento para exercício de mandato eletivo a partir de 19 de dezembro, data posterior à decisão da Mesa Diretora da Câmara que declarou a vacância do cargo parlamentar.

Com isso, Eduardo Bolsonaro retoma formalmente a lotação como escrivão na Polícia Federal em Angra dos Reis, conforme publicação no Diário Oficial da União.

Alegações e críticas

No vídeo, o ex-deputado afirmou não ter condições de voltar ao país, citando a situação do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que, segundo ele, teria retornado à carceragem da PF em Brasília após cirurgias. Eduardo voltou a sustentar a narrativa de perseguição política e fez críticas duras à cúpula da corporação.

“Não abdiquei de privilégios parlamentares para me submeter aos caprichos de quem chefia a Polícia Federal”, escreveu. Em outra publicação, comparou a PF a uma “Gestapo” e afirmou que não trocaria sua honra por um emprego na burocracia pública.

Contexto e histórico

Eduardo Bolsonaro vive no Texas, nos Estados Unidos, desde março de 2025. À época, licenciou-se do mandato na Câmara alegando atuar para barrar, junto à Casa Branca, o julgamento de Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal.

Ele ocupou o cargo de escrivão da Polícia Federal entre 2010 e 2014, com passagens por unidades em Guajará-Mirim (RO), Guarulhos (SP), São Paulo (SP) e Angra dos Reis (RJ). É formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O que está em jogo

  • Perda do mandato por faltas declarada pela Câmara

  • Fim da licença para exercício de mandato eletivo

  • Ordem de retorno imediato à PF no RJ

  • Possíveis sanções administrativas em caso de descumprimento

A Polícia Federal ainda não se manifestou sobre eventuais medidas caso o ex-deputado não cumpra a determinação.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: