Política / Câmara Federal
Deputados do PL articulam visita de Hugo Motta a Jair Bolsonaro na prisão domiciliar
Encontro precisaria de autorização de Alexandre de Moraes e é visto como movimento de aproximação política com a base bolsonarista
15/08/2025
12:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Deputados do Partido Liberal (PL) articulam uma visita do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar em Brasília desde 4 de agosto. A iniciativa, revelada pelo jornalista Igor Gadelha (Metrópoles), teria o objetivo de aproximar a imagem de Motta das pautas da base bolsonarista no Congresso e reforçar a suposta influência política de Bolsonaro, que é réu e investigado em ações no Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo interlocutores, a proposta já foi discutida diretamente com Bolsonaro, que sinalizou estar disposto a receber o presidente da Câmara. Motta também teria concordado com o encontro, mas a visita só poderá ocorrer mediante autorização do ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos que tramitam contra o ex-presidente.
Nos bastidores, aliados alertam que o movimento pode expor Motta a riscos políticos, principalmente após o motim promovido por parlamentares bolsonaristas que, recentemente, impediram o presidente da Câmara de conduzir trabalhos legislativos. O episódio desgastou a relação entre Motta e parte da bancada ligada a Bolsonaro.
Desde que foi colocado em prisão domiciliar, Bolsonaro já recebeu diversos aliados políticos, incluindo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, com quem tinha uma relação estremecida. As visitas têm sido usadas por apoiadores para sinalizar apoio político e manter a relevância do ex-presidente no cenário nacional, apesar das restrições judiciais.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Moraes determina perícia da PF para avaliar necessidade de cirurgia de Jair Bolsonaro
Leia Mais
Jurista afirma que STF pode derrubar decisão da Câmara que manteve mandato de Carla Zambelli
Leia Mais
CCJ do Senado aprova PEC que extingue escala 6x1 e reduz jornada para 36 horas semanais
Leia Mais
Caixa paga parcela de dezembro do Bolsa Família para NIS final 2
Municípios