Campo Grande (MS), Sábado, 23 de Agosto de 2025

Política

Alcolumbre e Motta reagem à ocupação do Congresso por bolsonaristas e cobram solução negociada

Presidentes do Senado e da Câmara encerram sessões e convocam líderes após ação de parlamentares da oposição por anistia e impeachment de Moraes

06/08/2025

08:15

DA REDAÇÃO

©ARQUIVO

Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), se manifestaram com irritação diante da ocupação simbólica das mesas diretoras do Congresso Nacional por parlamentares da base bolsonarista nesta terça-feira (5).

A mobilização liderada por deputados e senadores de oposição exige a votação imediata do projeto de anistia aos réus dos atos de 8 de janeiro de 2023 e o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Pressão e desafio institucional

De acordo com interlocutores de ambos os presidentes, o clima de tensão aumentou após Eduardo Bolsonaro (PL-SP) — filho do ex-presidente Jair Bolsonaro — reforçar os ataques às lideranças do Congresso em entrevista ao jornal O Globo, sugerindo que, caso as pautas não avancem, Motta e Alcolumbre estariam sujeitos a sanções.

“Não será pela base da força que eles vão fazer o Congresso funcionar a favor deles. É com negociação e com votos”, declarou um interlocutor dos presidentes ao avaliar a crise.

Reação dos presidentes das Casas

  • Davi Alcolumbre divulgou nota pública pedindo serenidade e bom senso, e convocou reunião de líderes do Senado para articular uma saída política.

  • Hugo Motta também encerrrou a sessão da Câmara e anunciou encontro com lideranças partidárias nesta quarta-feira (6), destacando que não aceitará imposições “pela força ou ameaça”.

Ambos reforçaram que a oposição não possui votos suficientes para pautar sozinha qualquer matéria, sendo necessário convencimento político e apoio das bancadas majoritárias.

Segurança reforçada

Para evitar novas tentativas de ocupação ou tumulto nos plenários das duas Casas, a segurança institucional do Congresso Nacional limitou o acesso às áreas internas apenas a parlamentares, com reforço no controle de entrada.

Declaração de Hugo Motta

“Todos devem respeitar as decisões da Justiça e, caso discordem, recorrer pelos meios legais. O Congresso não pode ser refém de manifestações arbitrárias”, afirmou o presidente da Câmara, durante agenda pública na Paraíba.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: