Campo Grande (MS), Quarta-feira, 09 de Julho de 2025

Política / Câmara Federal

Novo Código Eleitoral entra em votação nesta quarta-feira na Comissão de Constituição e Justiça do Senado

Relator Marcelo Castro apresenta substitutivo com mais de 40 emendas acolhidas; proposta precisa ser aprovada até setembro para valer nas eleições de 2026

09/07/2025

07:30

DA REDAÇÃO

©ARQUIVO

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado analisa nesta quarta-feira (9), a partir das 9h, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 112/2021, que institui o novo Código Eleitoral. A proposta busca atualizar, unificar e sistematizar as normas que regem o processo eleitoral brasileiro. Outros dois projetos também estão na pauta da reunião: um trata da reestruturação de cargos da Justiça Federal e o outro da política de pesca da tainha.

O projeto do novo Código Eleitoral já recebeu 373 emendas, sendo que 335 foram analisadas. O relator, senador Marcelo Castro (MDB-PI), apresentou parecer favorável à proposta, com acolhimento total ou parcial de mais de 40 emendas e a apresentação de um substitutivo ao texto original.

“O objetivo é dar mais segurança jurídica e coerência às normas eleitorais, que hoje estão dispersas em diversas legislações”, afirma o relator.

Pontos polêmicos em debate

A proposta enfrentou divergências durante as audiências públicas e nas reuniões da comissão. Entre os temas que geraram impasse estão:

  • A chamada “quarentena” para agentes da lei (juízes, policiais, promotores) que desejam disputar eleições

  • Proibição de manifestações específicas durante a propaganda eleitoral e nas redes sociais

  • Regras do Fundo Eleitoral e transparência na distribuição de recursos

  • Reserva de vagas para candidaturas femininas

Em abril, a proposta foi debatida em três audiências públicas. Já em maio, a CCJ concedeu vista coletiva para aprofundamento das análises. Em junho, a votação foi adiada novamente por falta de consenso entre os senadores.

Prazo para aprovação e validade

Caso o projeto seja aprovado ainda nesta quarta-feira, ele segue para votação no plenário do Senado e, posteriormente, para análise da Câmara dos Deputados. A expectativa é que o novo Código Eleitoral seja aprovado até setembro de 2025, o que permitiria sua aplicação já nas eleições municipais de 2026.

Se a votação não for concluída até o prazo, as mudanças só entrarão em vigor em 2030, respeitando o princípio da anterioridade eleitoral previsto na Constituição.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: