DIA DAS CRIANÇAS
5 dicas de presentes para o desenvolvimento motor e cognitivo no brincar
Fisoterapeuta apresenta opções de brinquedos para aproveitar a data com muita diversão, e incentivar a evolução motora e cognitiva no primeiro ano de vida
10/10/2023
14:49
ASSECOM
Ana Luiza Soares é fisioterapeuta
Escolher os presentes certos para o Dia das Crianças é sempre um desafio para os pais, avós e tios, principalmente, pela diversidade de opções. Para facilitar essa decisão, a especialista em fisioterapia neuropediátrica, Ana Luiza Soares, preparou uma lista com 5 brinquedos, que vão ser excelentes parceiros no desenvolvimento cognitivo e motor dos pequenos.
Tapete de atividades - 0 a 3 meses
Além de super divertidos, os tapetes de atividades ajudam a criar estímulos sensoriais táticos, auditivos e visuais para os bebês. O ideal é que a escolha seja sempre por aqueles que tenham figuras ou cores de alto contraste, como preto, branco e vermelho, principalmente, por conta da visão dos bebês de 0 a 3 meses, que é mais desfocada. Ainda, segundo a fisioterapeuta, os modelos que possuem os arcos devem ser muito bem explorados para criar estímulos de movimento e fortalecimento da cabeça, pescoço, pernas e braços. Não basta deixar o pequeno olhando apenas para o alto, é preciso incentivar a posição lateral e o chamado tummy time, de bruços, com objetos como atrativos para interação.
Meias e pulseiras chocalhos - 0 a 5 meses
Embora essa opção possa não parecer tão atrativa, na idade certa irá chamar a atenção e contribuirá bastante com o desenvolvimento. Coloridas e com guizos, as meias e pulseiras com os barulhinhos feitos pelo chocalho, estimulam a coordenação olho/mão e a gesticulação motora dos bebês. Desta forma, a brincadeira fará com que eles usem os braços para buscar o pezinho e , treinará o movimento ‘canoinha’ que desenvolve a lateralização dos pequenos.
Kit Sensorial - 0 a 12 meses
Esse provavelmente é um dos favoritos da fisioterapeuta, pois vai acompanhar o desenvolvimento do bebe até pelo menos um ano de idade. Com diferentes objetos como mordedores, bolas, argolas, bastões, fitas e chocalhos, o kit ajuda nas fases intuitiva (0 a 3 meses), em que eles seguram os objetos de forma automática sem noção do tato; a analítica (2 a 6 meses) em que eles começam a explorar as texturas e os movimentos de uma mão para outra; a intencional (4 a 12 meses) em que os movimentos passam a ser direcionados aos objetos, e ajudam muito no desenvolvimento de se arrastar e engatinhar; e a de escolha (5 a 12 meses), em que o bebê seleciona o objeto de acordo com o movimento que precisa fazer, seja engatinhar, se arrastar, girar, etc.
Brinquedos com movimentos - 06 a 12 meses
Um dos exemplos são os bastões, o famoso “pau de chuva”, em que as bolinhas vão para um lado e para o outro, ou dos triângulos de atividades que oferecem um peso diferente e diversas faces para manusear. Essas são opções super interessantes, pois além do incentivo auditivo, há também o visual e motor. Os bebês adoram passar o brinquedo de uma mão para a outra e explorar os atrativos.
Mesa criativa 5 a 12 meses
Esta é uma opção que traz muitos benefícios para os bebês, já que eles conseguem brincar e explorar o mesmo brinquedo em várias fases diferentes. Trabalham o raciocínio lógico, a agilidade, além da coordenação motora. Primeiro eles começam com movimentos mais grosseiros da mão até chegarem ao movimento da pinça, por volta dos 8 ou 9 meses de vida. Alongam os músculos dos braços ao mesmo tempo que fortalecem seus apoios para sentar e buscar mexer em tudo. Depois a mesa serve como um banquinho que eles empurram e usam como apoio tanto em pé quanto ajoelhados na posição de gatinho. Fortalecendo a musculatura do abdômen e bumbum, bem como a estabilidade do corpo.
Sobre: Ana Luiza Soares é fisioterapeuta, especialista em assimetria craniana, órtese craniana, torcicolo congênito, fisioterapia respiratória neonatal e pediátrica. Pós Graduada em Fisioterapia Neuropediátrica com 17 anos em UTINeonatal e 6 anos em Ambulatório de seguimento dos bebês de risco. Atualmente trabalha com intervenção precoce em bebês de zero a 24 meses de vida.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Silas Malafaia admite possibilidade de prisão e intensifica ataques a Alexandre de Moraes
Leia Mais
PF aponta movimentação de R$ 30 milhões em contas de Jair Bolsonaro em um ano
Leia Mais
Áudio da PF revela que Tarcísio atuou como interlocutor de Bolsonaro no STF
Leia Mais
Silas Malafaia ataca Hugo Motta: “Não tem palavra e o povo da Paraíba responderá”
Municípios