Política / Opinião Pública
Pesquisa Quaest: aprovação de Cláudio Castro sobe a 53% após megaoperação no Rio
Governador do PL ganha 10 pontos percentuais e melhora avaliação na área de segurança pública
02/11/2025
13:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A popularidade do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), cresceu 10 pontos percentuais entre agosto e o fim de outubro, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada neste domingo (2). A sondagem aponta que 53% dos fluminenses aprovam a gestão, enquanto 40% desaprovam e 7% não souberam ou não responderam.
O levantamento foi realizado logo após a megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Penha, considerada a mais letal da história do estado, com 121 mortos, entre eles quatro policiais.
De acordo com o cientista político Felipe Nunes, diretor da Quaest, o aumento da aprovação de Castro está diretamente ligado à percepção de que a operação teve foco no combate ao crime organizado.
“A melhora na aprovação aconteceu porque a maioria dos cariocas acredita que a operação foi autorizada para combater o crime organizado, não como ação para ganhar popularidade”, explicou Nunes.
Entre os entrevistados, 54% afirmaram que o governador agiu para enfrentar o crime, enquanto 40% acreditam que a operação teve fins políticos e 2% apontaram outros motivos.
A pesquisa mostra ainda que a avaliação positiva da política de segurança pública do governo estadual quase dobrou no período — passando de 22% em agosto para 39% em outubro.
“Mesmo que a sensação de segurança da população não tenha mudado substancialmente, houve uma melhora expressiva na percepção do trabalho do governo na área”, observou o diretor da Quaest.
A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre 30 e 31 de outubro, por meio de 1.500 entrevistas presenciais domiciliares com moradores de 16 anos ou mais, em diferentes regiões do estado do Rio de Janeiro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
O estudo também revelou que 98% dos entrevistados tinham conhecimento da megaoperação realizada pelas forças policiais fluminenses.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Entidades repudiam retirada da imprensa do plenário da Câmara e cobram explicações de Hugo Motta
Leia Mais
Mega-Sena acumula no concurso 2.949 e prêmio sobe para R$ 38 milhões
Leia Mais
Defesa pede ao STF autorização para cirurgia de Jair Bolsonaro e conversão da pena em prisão domiciliar humanitária
Leia Mais
Receita Federal informa o que entra ou não na soma do CPF e CNPJ do MEI
Municípios