Campo Grande (MS), Terça-feira, 01 de Julho de 2025

Política / Justiça

Moraes nega pedido da defesa de Bolsonaro e reforça que não aceitará 'tumulto processual'

Ministro do STF rejeita manifestação prévia da PGR sobre conta atribuída a Mauro Cid e mantém prazo para alegações finais na ação penal do 8 de janeiro

01/07/2025

08:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta segunda-feira (30) um pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste, antes do prazo final, sobre o conteúdo da conta no Instagram @gabrielar720, supostamente utilizada por Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do governo.

Não será admitido tumulto processual e pedidos que pretendam procrastinar o processo. O curso da ação penal seguirá normalmente, e a Corte analisará as questões trazidas no momento adequado”, afirmou o ministro Moraes.

Defesa de Bolsonaro tenta anular delação de Mauro Cid

Os advogados do ex-presidente alegam que a manifestação prévia da PGR é essencial, sob o argumento de que Mauro Cid teria violado o sigilo de sua delação premiada, além de utilizar redes sociais, o que contraria os termos do acordo.

A conta no Instagram, segundo a Meta, foi registrada com um e-mail vinculado ao próprio Mauro Cid. Por meio dela, o militar teria enviado mensagens ao advogado Eduardo Kuntz, feito críticas diretas ao ministro Alexandre de Moraes, ao STF e ao delegado da Polícia Federal, Fábio Shor, que conduz o inquérito sobre a tentativa de golpe.

Além disso, Cid teria sugerido, nas mensagens, que sua delação estava sendo distorcida pelas autoridades.

O advogado Eduardo Kuntz usou essas conversas como base para solicitar ao Supremo a anulação da colaboração premiada de Cid, sob o argumento de que não houve espontaneidade por parte do militar.

No entanto, em depoimento prestado na última quinta-feira (26), Mauro Cid negou ter usado a conta e qualquer contato com Kuntz, afirmando ainda que os áudios foram gravados e repassados sem sua autorização.

PGR tem 15 dias para apresentar alegações finais

Apesar da controvérsia, o processo segue avançando. Na sexta-feira (27), Moraes determinou que a Procuradoria-Geral da República apresente, no prazo de 15 dias, as alegações finais da ação penal que investiga o núcleo da tentativa de golpe, envolvendo entre os réus o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Com a apresentação das alegações, o processo será encaminhado para julgamento, quando o STF decidirá se condena ou absolve os envolvidos na trama golpista relacionada aos atos de 8 de janeiro de 2023.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: