Campo Grande (MS), Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2025

Política / Justiça

STF forma maioria e confirma perda imediata do mandato de Carla Zambelli

Primeira Turma referenda decisão de Alexandre de Moraes e anula votação da Câmara que tentou manter deputada no cargo

12/12/2025

13:00

DA REDAÇÃO

©ARQUIVO

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta sexta-feira (12 de dezembro de 2025), para confirmar a cassação imediata do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A decisão referenda despacho do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, que anulou uma votação da Câmara dos Deputados que havia mantido a parlamentar no cargo, apesar de sua condenação definitiva a 10 anos de prisão.

O julgamento ocorre em plenário virtual e segue aberto até as 18h, mas a maioria já está formada com os votos de Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Flávio Dino. Ainda resta o voto da ministra Cármen Lúcia, que não altera o resultado.

Decisão do STF derruba ato da Câmara

Em seu voto, Alexandre de Moraes sustentou que a decisão da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados é inconstitucional, uma vez que a Constituição Federal atribui ao Poder Judiciário a determinação da perda de mandato em casos de condenação criminal com trânsito em julgado.

“Cabe à Mesa da Câmara apenas declarar a perda do mandato, não sendo legítima qualquer deliberação política que contrarie decisão judicial definitiva”, destacou Moraes.

O ministro lembrou precedentes do próprio STF, como o julgamento do Mensalão, no qual a Corte reconheceu a perda automática do mandato parlamentar diante da suspensão dos direitos políticos.

Voto que formou maioria

O ministro Cristiano Zanin acompanhou o relator e afirmou que a decisão da Câmara “padece de inconstitucionalidade”, sendo obrigatória a decretação da perda do mandato. O voto decisivo veio de Flávio Dino, consolidando a maioria no colegiado.

Com isso, fica mantida a ordem para que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), dê posse ao suplente de Carla Zambelli em até 48 horas.

Condenação e prisão no exterior

Carla Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão em regime fechado por participação na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em ação realizada em conjunto com o hacker Walter Delgatti. A sentença inclui, expressamente, a perda do mandato parlamentar.

Atualmente, Zambelli está presa na Itália, onde aguarda os desdobramentos do processo de extradição.

Tentativa frustrada da Câmara

Na madrugada de quinta-feira (11/12), a Câmara dos Deputados realizou votação sobre a perda do mandato da parlamentar. O resultado foi:

  • 227 votos a favor da cassação

  • 110 votos contrários

  • 10 abstenções

Como não foram alcançados os 257 votos necessários, a Câmara declarou mantido o mandato — decisão que foi anulada pelo STF horas depois.

Entendimento do STF sobre perda de mandato

A Constituição prevê a perda de mandato parlamentar, entre outros casos, quando há:

  • Condenação criminal definitiva

  • Suspensão ou perda dos direitos políticos

  • Impossibilidade de exercício do mandato

Nos casos mais recentes, a Primeira Turma do STF tem consolidado o entendimento de que parlamentares condenados a regime fechado não podem permanecer no cargo, tornando a perda do mandato um efeito automático da condenação.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: